Empacotados em vermelho, seguem os textos do bispo vermelho, Dom Hélder Câmara, para Roma

FratresInUnum.com, 27 de maio de 2022 – Instagram de Dom Limacedo – “Monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, seguiu ontem à noite para Roma. Ele foi entregar ao Dicastério para a Causa dos Santos, no Vaticano, cópias autenticadas de todos os escritos de dom Helder Câmara, além da transcrição de seus programas de rádio, para serem incluídos e analisados como parte do processo de beatificação e canonização do saudoso arcebispo de Olinda e Recife”.

Empacotados em vermelho, os textos de Dom Hélder seguem para o Vaticano.

10 comentários sobre “Empacotados em vermelho, seguem os textos do bispo vermelho, Dom Hélder Câmara, para Roma

  1. O conteúdo é vermelho também! Vendo a discussão no post passado acerca do processo de Dom Helder penso que é importante discernir os limites de uma consciência errônea. Dom Helder pode ter feito boas coisas e com boa intenção, não dúvido. Daí, a ser santo, a história é bem diferente. O dano na atual teologia é enorme, pois ocasiona uma perda de parâmetros. Já não sabem diferenciar uma virtude real (interna, hábito constante) de aparência de virtude, o que dirá, saber o que é realmente um santo. Nos casos de doutrina suspeita (o caso do queridíssimo bispo) somente considerando os limites “quase invencíveis” de uma consciência errônea é que poderíamos achar que este pode ser santo. O problema é que atualmente Dom Helder é tão ortodoxo como Santo Atanásio…!

    Curtir

  2. Dom Helder era uma pessoa muito solicita e fazia muitas coisas boas. Andava a pé pela cidade, de Ónibus, carona. Não conheço ninguém – repito, nenhuma pessoa- que ao tê-lo conhecido afirmou que ele era alguém ruim, perverso, sequer mau humorado. Ele acordava 2h, 3h da madrugada para rezar pois era o único horário livre dele. Tinha carinho enorme pelos jovens, adorava conversar, ouvir, aprender.

    Muitos padres e Bispos conservadores, com roupa e doutrina impecáveis, muitas vezes são pessoas azedas e frustradas na intimidade. Acontece.

    Porém, a mentalidade liberal, os conceitos da teologia da libertação, o “profetismo”, a ideologia dele era totalmente progressista. E o dano à almas que isso causou não há como mensurar. É claro: como ele iria convencer o povo fiel de suas idéias se ele fosse perverso?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Caro Heitor Carvalho: dom Antônio de Castro Mayer também tinha hábitos modestíssimos, e em sua moradia tinha o mínimo necessário para viver, a ponto de seu triste sucessor dom Navarro declarar à imprensa que os “tradicionalistas” saquearam a residência episcopal, onde só havia uma geladeira, a mesa com duas cadeiras e a cama, mobiliário episcopal de dom Mayer. A diferença é que dom Mayer “lavava o rosto e perfumava a cabeça” sem OSTENTAR sua pobreza e seu jejum como fazia dom Helder.

      Dom Helder Câmara deu o prédio da Mitra de Olinda e Recife para os movimentos sociais e foi morar num barraco, não sem avisar a imprensa. Levantava-se de madrugada quando a lua batia no seu rosto e “dançava em louvor a Deus”, disse em entrevista. Entretanto pouco parava por ali: vivia em viagens, em aeroportos, em hotéis do primeiro mundo. João Paulo II teve que pedir em público para que o Arcebispo Pobre parasse um pouco de viajar e focasse na Arquidiocese a ele confiada. O sr. poderá ler mais no livro O Diabo Celebra A Missa do deputado mineiro Salomão Jorge, obra que se encontra facilmente em sebos e que dificilmente será reeditada.

      Curtido por 1 pessoa

  3. A Igreja sugere que todos sejamos santos que, em outras palavras, significa que busquemos a perfeição, apesar de não a alcançarmos. Há inúmeros brasileiros nesta condição, inclusive Dom Helder Câmara. Porém, tornar essas pessoas santas é querer apanhar maçã em laranjeira. O que deixa-nos tristes é o sequestro de um sacerdócio bem intencionado para fins espúrios que não esconde suas intenções, e pior,sua bandeira, como mostra, ostensivamente, a embalagem da farsa.

    Curtir

  4. Uma curiosidade: imagens raríssimas de Dom Helder Câmara celebrando a Missa de São Pio V, ou Tridentina, enquanto era Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro:

    Curtir

  5. Teremos um SANTO COMUNISTA? Mas se ele sempre foi comunista, nunca foi cristão…

    Curtir

  6. Um dia, quando estava dormindo, um anjo vestido de Policial Rodoviário veio e prometeu-me os governos do mundo; deu-me as chaves da Jerusalém de Mil Anos, e as Tábuas da Lei, e além daqueles dez, foram acrescentados dois:
    11. Lembra-te dos pés, para santificá-los;
    12. Não andarás de carro.
    Venho por meio desse comunicado convocá-los para uma cruzada contra os motoristas, em nome de Dom Helder… Chamo-a de Cruzada Ubergense!
    Lembre-se, é mais fácil passar um camelo pela agulha que um rico no Reino dos Céus. Carros são mais largos que camelos.

    Curtir

  7. Santo é aquele que também indica o bom caminho. Dom Helder Câmara trilhou o caminho do fascismo, e faceiro trocou o caminho, como se troca de roupa, para trilhar a vereda comunista. Tomou dois destinos errados, e errático não é exemplo para ninguém. O livro dos santos está tornando o pantion dos heróis da virada conciliar. Não se conta mais a prática da virtude em grau heróico, mas se conta o grau de ardor revolucionário. Assim não precisa mais de “advogado do diabo”.

    Curtir

  8. Tempos sombrios.
    Um excomungado prestes a ser canonizado. Sim. Todo colaborador ou mero simpatizante do comunismo é um excomungado, ipso facto.

    Curtir

Os comentários estão desativados.