Novas especulações sobre a renúncia de Francisco

FratresInUnum.com, 6 de junho de 2022 – Com informações de AP News – Um dia após o consistório em que criará 21 novos cardeais, 16 dos quais novos eleitores, Francisco irá para Aquila, em cuja Catedral está o corpo do Papa Celestino V, que renunciou ao pontificado. Bento XVI esteve aí em 2009, o que gerou especulações.

Ao convocar um novo consistório, Francisco convocou todos os cardeais para dois dias de reunião em Roma, coisa que ele nunca realizou em seus 9 anos de pontificado. Isso dá margens a que, realmente, se pense num próximo conclave: os cardeais são desconhecidos entre si e, com a reunião, prepara-se o grupo que elegerá o seu sucessor.

Ontem, entrou em vigor a Constituição apostólica que reforma a Cúria Romana, que será o assunto da reunião de Cardeais. Não é segredo para ninguém que Francisco foi eleito com a incumbência de realizar esta tarefa. Com a missão cumprida, pode ser que, dados os seus crescentes problemas de saúde, ele realmente esteja pensando em se aposentar e embarque para Aquila logo no dia seguinte, com este significado simbólico.

O período é intrigante. Em finais de agosto, quando ocorrerá o consistório e a visita pastoral a Aquila, estão todos em férias na Itália e o país está num calor insuportável. O que moveria Francisco a uma agenda tão alucinante?…

Falando sobre este assunto na última semana, o Cardeal Maradiaga declarou a Religión Digital: “Acho que são ilusões de ótica, ilusões cerebrais”, e negou que Francisco renuncie. Nós acreditamos mais na hipótese de Maradiaga. Esquerdistas nunca abandonam o poder, a não ser que não consigam mais.

8 comentários sobre “Novas especulações sobre a renúncia de Francisco

  1. “Esquerdistas nunca abandonam o poder, a não ser que não consigam mais.” Ou, a não ser que tenham alguém na manga capaz de lhes fortalecer esse poder…Acho que é o que está para vir! Preparemo-nos…A mensagem de Fátima está a cumprir-se! Alguém duvida que se cumprirá? A solução prevista para não se cumprir foi dada por Nossa Senhora: Penitência, penitência, penitência…Nem a Igreja recomenda isso!…

    Curtir

  2. O cardeal Maradiaga, braço direito do argentino, ostenta o simpático apelido de “Marx de Batina”. Meigo. E é fato. Comunistas nunca deixam o poder a não ser que sejam defenestrados.
    Seja como for, tenho para mim que a “renúncia” do papa Bento XVI se reveste de detalhes ocultos.
    Não é comum um papa renunciar, muito menos renunciar parcialmente. O papa Bento renunciou ao ministério mas não ao munus, de maneira que mantém-se papa.
    E por que uma mente brilhante como a de Ratzinger criaria situação tão bizarra, tão confusa?
    Seria porque ele, velhinho, já não tinha mais condições físicas de continuar a enfrentar os lobos vermelhos, mas ao mesmo tempo sabia que deve existir um papa legítimo, porque este é o elo entre Deus e a humanidade, e que em face disso, da maneira que pôde, manteve-se como esse elo, aguardando a Providência Divina, que certamente trará ordem à Santa Igreja.
    Tenho fé que veremos a manifestação da Providência Divina antes da partida do papa Bento XVI.

    Curtir

  3. Não creio que o Santo Padre renunciará enquanto Bento XVI estiver vivo. “Um é pouco, dois é bom, três papas no Vaticano seria demais”. Ele até pode cogitar a renúncia após o falecimento de Ratzinger. O futuro Cardeal Steiner seria um extraordinário pontífice. O primeiro brasileiro. No entanto, é costume na Igreja que, depois de um papa gordo, vem um papa magro. O sucessor é sempre diferente de seu predecessor.

    Curtir

  4. Não houve um rumor ano passado de que Francisco planejava abolir o título de papa emérito; e renunciar; bem como estabelecer um limite de idade para o cargo de 75 anos?

    Curtir

  5. Comunistas não saem do poder apenas quando são defenestrados… o fim biológico do ser humano também encerra essa sede de poder… vide Fidel et caterva… o problema é que Bergoglio minou tanto as nomeações cardinalícias para prepararem um sucessor igual ou pior (e, sinceramente, espero alguém pior que ele) que, humanamente, não vejo solução para este estado de coisas na Igreja. Somente uma intervenção de Deus pode consertar as coisas… Rezemos pois nos foi garantido pelo Divino Mestre que “as portas do inferno não prevalecerão”…

    Curtir

  6. São Pedro devia ter menos de 75 anos quando morreu, mas isso foi no tempo em que os papas davam a vida para defender o Evangelho.

    Curtir

Os comentários estão desativados.