‘A América Latina será vítima até se libertar do imperialismo explorador’, diz Papa.

Por ANSA, 01 de julho de 2022 – As declarações foram dadas em entrevista à agência de notícias pública argentina Télam. “A América Latina ainda está nesse caminho lento, de luta, do sonho de San Martín e Bolívar pela unidade da região”, disse o pontífice, em referência a José de San Martín e Simón Bolívar, heróis das guerras de independência na América Espanhola. 

“[A América Latina] Sempre foi vítima e será vítima, enquanto não terminar de se libertar, dos imperialismos exploradores. Todos os países têm isso. Não quero mencioná-los porque são tão óbvios que todos enxergam”, acrescentou o Papa.

De acordo com Francisco, o sonho de San Martín e Bolívar de uma América Latina independente e unida “é uma profecia” que “vai além da ideologia” e que representa o encontro “de todo o povo” da região “com a soberania”.

“É para isso que é preciso trabalhar, para alcançar a união latino-americana. Onde cada povo sinta a si mesmo com sua identidade e, ao mesmo tempo, precisando da identidade do outro. Não é fácil”, ressaltou.

14 comentários sobre “‘A América Latina será vítima até se libertar do imperialismo explorador’, diz Papa.

  1. Espera lá… o Papa Francisco acabou de implicar que Portugal, a nação escolhida, escravizava o Brasil?

    Curtir

  2. A América Latina precisa é da Igreja Católica e do Reinado de Cristo Rei, tudo que os maçons Bolívar e San Martín não queriam… pelo visto é o que o Papa quer também.

    Curtir

  3. Se em vez do Papa tivesse a notícia: “O candidato Luis inácio Lula da Silva proferiu essas palavras em um encontro com sidicalistas na manhã dessa sexta….”

    Ninguém acharia estranho. Está tudo dentro do escopo do discurso dos dois

    Curtir

  4. Eis o “velho” ódio à Europa e a todos aqueles que evangelizaram há 500anos…O ódio ideológico é o pior de todos.
    Então será a “Pátria Grande” que Francisco pretende?
    Nesse caso que entregue a América Latina aos Indígenas (não aos “modernos” mas sim aos que nunca tiveram contacto com a civilização) e que reine o paganismo/tribalismo com direito à brutalidade da antropofagia, sem Deus, sem Fé. Apenas a Floresta!

    Curtir

  5. Propaganda e ideia comunista puro, essa conversa. Infelizmente, o cego nunca mais abrirá os olhos …..
    Ele não pensa como cristão mesmo!! Deus o julgará!

    Curtir

  6. Sei bem do que precisa se libertar a América Latina: de famigerados “projetos”, mesmo disfarçados de “libertadores”, que dão as costas ao que de mais legítimo existe por aqui, a fé católica, razão de ser da própria América Latina no concerto das nações. A América Latina será livre no dia em que proclamar no alto e bom som de suas instituições civis o Reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo, o resto é, na melhor das hipóteses, conversa fiada; na pior delas, tentação demoníaca.
    Além disso, essa balela unionista quadra bem com a América espanhola que, no fundo, foi mesmo uma coisa só, depois fragmentada e despedaçada ao sabor dos caprichos dos seus “libertadores”. Agora choram saudosos o leite derramado, ante a grande colcha de retalhos em que se transformaram.
    Mas o Brasil não embarque nisso! Nossa história é outra, nossa identidade nacional é perfeitamente separável da de todos esses países por sua herança lusitana. Nada temos que fazer diluindo-nos com povos hispânicos que nem mesmo entre si se entendem.

    Curtir

  7. Ele quis dizer: Falta o Brasil, a “ultima bola da vez” virar uma ditadura marxista e (nos) teremos sucesso.

    Curtir

  8. Providencial que, por rejeitar o cesaropapismo, jamais no Orbe Católico cogitou-se de infalibilidade de Sua Santidade em matéria geopolítica. Leão XIII e Pio IX que o digam.

    Curtir

  9. Se Bergoglio demonstra nada saber sobre Deus e a Igreja, o que dirá sobre San Martin e Bolívar.

    Curtir

  10. Teologia da Libertação na veia! A Pátria Grande em construção! Nem que venham junto aborto e descristianização ainda maior. O que importa é a preservação da Floresta Amazônica e do mico-leão dourado!

    Curtir

  11. Interessante que para afirmarmos a nossa soberania, devemos abandonar a nossa soberania e nos amalgamarmos na tal “pátria grande”. Nessa pátria utópica seremos guiados por iluminados do quilate de Maduro, Lula e Morales. Quem sabe nessa pátria bolivariana tenhamos lugar para o ex-bispo garanhão reprodutor Fernando Lugo…
    Temos um Papa do Foro de São Paulo, simples assim. Vejam, para aqueles que pensavam que o projeto de dominação marxista havia sumido, que o Foro está até no Vaticano! Mais forte do que nunca.
    Fica visível também o ódio que Francisco sente por países “imperialistas” como Inglaterra, Espanha e, principalmente, os EUA. Como todo esquerdista, Francisco culpa essas nações pelas nossas mazelas. Não é uma síndrome de vira lata, mas uma síndrome do cachorro raivoso mesmo.
    Os países que recentemente escolheram trazer a esquerda ao poder estão mergulhados em profundas crises institucionais, políticas e econômicas. Argentina, Bolívia, Peru, Chile e até a Colombia são hoje nações mais pobres, violentas e instáveis. Brasil, Paraguai e Uruguai resistem, mas não sabemos por quanto tempo…
    Por que Francisco não volta à América do Sul para sentir o cheiro das ovelhas??? Ele sabe muito bem o que vai ouvir se ousar pisar em solo sulamericano. O povo latino irá recebê-lo com dedo em riste numa inversão da cena de João Paulo II admoestando Ernesto Cardenal, ou com os cacerolazos tão comuns agora na sua Argentina natal.

    Curtir

  12. Maria Ribeiro
    A volta à selvageria é exatamente o que querem os engenheiros sociais do globalismo e, provavelmente, o que norteava D. Cláudio a coordenar a agenda revolucionária do Sínodo da Amazônia.

    Curtir

Os comentários estão desativados.