Faleceu hoje dom Claudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, expoente da Teologia da Libertação e figura de relevo no pontificado de Francisco. + RIP.
6 comentários sobre “Faleceu o Cardeal Dom Claudio Hummes.”
Os comentários estão desativados.
Dom Cláudio era adepto da Teologia da Libertação até o início de 1998. A partir de então, assim que assumiu a Arquidiocese de São Paulo, ele passou a ter uma postura demasiadamente conservadora em todos os aspectos, principalmente com seminaristas afeminados, orientando os formadores a expulsá-los e não dar boas referências se futuramente novos seminários pedissem informações dos mesmos. Não estou defendendo jamais esses tipos de seminarista. Dom Cláudio agiu corretamente. Apenas estou dizendo que bispos da TL costumam passar pano e acobertar indisciplinas dessa natureza.
CurtirCurtir
Não me parece acertado o comentário de que Dom Cláudio teria sido adepto da TL até 1998 e depois, como por um milagre (sem excluir que isso possa, de fato, acontecer), se tenha tornado conservador. Tenho impressão de que o estado lastimável da Arquidiocese de São Paulo, depois de décadas do desgoverno pastoral de Dom Arns, por si só, levou a pensar que qualquer um que não fosse tão esquerdista quanto ele, já seria conservador (como ainda hoje, muitos têm por conservador o atual arcebispo, Dom Odilo). Em suma, trata-se de uma apreciação por contraste, nada mais que isso. O proceder de Dom Cláudio nos anos que se seguiram demonstram, com riqueza de exemplos, que ele continuou, sim, como adepto da TL: os bastidores da eleição de Francisco, a adesão ao ecologismo teológico panamazônico (com direito à reedição do famigerado pacto das catacumbas) e a amizade pessoal com o que há de mais sórdido nos quadros políticos nacionais, uma amizade que ultrapassa, aliás, toda consideração moral (bem ao gosto, diga-se de passagem, da “ética” esquerdista de que os fins justificam os meios), são apenas alguns.
Deus tenha piedade da sua alma.
CurtirCurtir
Figuras como ele me fazem pensar nas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“…a quem muito foi dado muito mais será exigido…”.
CurtirCurtir
Se ele mudou de postura em 1998, percorreu o caminho padrão do jovem revolucionário para o adulto conservador. A dinâmica da psicologia humana, que faz a geração que chega estar aberta a novos aprendizados, está patologicamente acelerada, assim como anteriormente a propensão a replicar apenas o conhecido e testado sufocava qualquer avanço para melhorar situações adversas. O problema da situação atual é que são gastas as maiores energias para implantar a revolução, mas a energia que resta para desfazer seu erro, haja vista o impulso que D. Cláudio deu, desde São Bernardo, à carreira do descondenado. D. Cláudio demorou 52 anos para ver a verdade, e ainda assim por ver a realidade instalada pelo socialista FHC desde 1995?
CurtirCurtir
Ele esteve ao lado de Lula desde o primeiro dia do seu mandato como Presidente da República. Promoveu o encontro de Lula com João Paulo II e sempre defendeu a honestidade de Lula.
Onde está o bispo conservador?!
CurtirCurtir
Rezemos para que o Falecido tenha se convertido à Fé Católica e que possa estar sua alma na Jerusalém Celeste.
CurtirCurtir