Duas freiras e uma leiga nomeadas membros da Congregação para os bispos

FratresInUnum.com, 13 de julho de 2022 – Com informações do Site do Vaticano – O Boletim de Imprensa da Santa Sé publicou hoje a nomeação feita pelo Papa Francisco de novos membros do Dicastério dos Bispos, dentre os quais aparece o nome de três mulheres, duas freiras e uma leiga:

  • A Revma. Ir. Raffaella Petrini, F.S.E., Secretária Geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano;
  • A Revma. Ir. Yvonne Reungoat, F.M.A., que foi Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora;
  • E a Ilma. Dra. Maria Lia Zervino, Presidente da União Mundial das Organizações Femininas Católicas.

Seriam essas as nomeações prometidas por ele na entrevista da semana passada? Veremos.

Ir, Raffaella Petrini, Madre Yvonne Reungoat e Maria Lina Zervino

24 comentários sobre “Duas freiras e uma leiga nomeadas membros da Congregação para os bispos

  1. Não permitem minha publicação, que não é, absolutamente, desrespeitosa. Falam que eu já disse isso.

    Curtir

    1. Se tivéssemos um papa fiel à doutrina da Igreja Católica, isso nem seria cogitado. Será que alguma quer ser papisa? Não duvido.

      Curtir

  2. Acho muito pertinente que mulheres comprometidas com a Igreja dêem o seu parecer sobre a nomeação de bispos. Elas não vão receber o sacramento da Ordem. A mulher tem um ponto de vista que difere do homem. Isso pode contruibuir para que sejam indicados nomes de integridade e fé para o ministério episcopal.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Triste ver a tradição apostólica sendo vilipendiada. Jesus não pediu opinião à Santa Marta, nem à Santa Maria e nem à Maria Santíssima para escolher os apóstolos . Neste exemplo passaram-se dois mil anos. Até que a agenda revolucionária mundana assolou as mentes do Vaticano. No lugar de as mulheres cumprirem seu papel de mães e esposas católicas, impera nesta atual falsa igreja o “empoderamento “ da mulher, a destruição do patriarcalismo, da hierarquia sacerdotal. Igreja que se rende ao mundanismo. Que pena !

      Curtido por 2 pessoas

    1. É justamente minha dúvida: Essas organizações “femininas” incluem as Caóticas (que de Católicas não tem nada) pelo Direito de Assassinar Bebês no ventre materno?

      Curtido por 1 pessoa

  3. Salve Maria!
    Lamento dizer mas a Religião Católica, a Santa Madre Igreja Católica, não existe mais, acabou, e agora cabe a nós e a alguns sacerdotes remanescente recriar a nossa Igreja, esquecer essa que ai esta. Ela se tornou protestante, comunista e herética. Tem um papa que não é papa, e sim o coisa ruim enviado pelo inimigo para destruir a casa de Deus. Então vamos reconstruir ela de novo.

    Temos Maria Santíssima, os Santos e Santas, os Mártires e o próprio filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo ao nosso lado, então esquecemos essa igreja que ai está.

    Rezemos pela nossa salvação;

    Curtir

  4. A motivação não parece ser a de enriquecer o processo consultivo. A motivação parece vir bem mais dessa ideia tola de “representatividade”, tão em voga no mundo. Ideia de que se deve ter em todo lugar, um branco, um negro, homem, mulher, homossexual, umbandista e etc. Diversificando mas com a mesma cabeça inovadora.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Excelente e bem observado. Compactuo com o seu ponto de vista. Se estas três cidadãs que foram escolhidas para trabalhar no Vaticano na referida Congregação forem pessoas da mais alta e ilibada dignidade com vida católica respeitosa e admirável, com certeza iriam e irão enriquecer muito o trabalho ao qual estão sendo convocadas. Mas como hoje em dia a situação está calamitosa, para não dizer outra coisa, a impressão que se tem é que estão lá para dar aparência de colegialidade.

      Curtido por 1 pessoa

  5. Não entendo o motivo da revolta sobre esta “inovação”, tem gente dizendo que a Igreja acabou por causa dessas meras nomeações. Quando se quer vilipendiar e maldizer o papa e a Igreja, qualquer alegação serve. Enquanto isso a fé em Cristo, os mistérios, etc, ficam de lado.

    Curtir

  6. Antigamente era o povo que elegia os bispos, só depois é que essas decisões foram ficando cada vez mais nas mãos do clero. O mesmo acontecia com a “canonização”, o santo era declarado por aclamação do povo e dos clérigos e muitas vezes a aclamação partia primeiro do povo. Dentre o povo estão as mulheres. Creio que o problema não seja ter leigos ou mulheres (leiga ou consagrada) nas organizações que tratam sobre o clero mas sim a pesada burocracia que se estabeleceu nos dicastérios. Por isso acho que só o fato de ter mulheres lá dentro não vai ajudar nuita coisa mas pode ajudar a mudar a visão que temos a respeito das organizações vaticanas. No futuro isso pode até trazer benefícios indiretamente. Não vejo motivos de rasgarem as vestes por causa disso, é um exagero infantil. Suspeitar que tudo isso possa ser manobra por questões de moda é legítimo mas dizer que é o fim da Igreja é bobagem das brabas. Lembremos que até diaconizas (que apesar do nome não eram ordenadas mas apenas investidas de funções que não seriam decentes um homem cumprir) a Igreja já teve e isso não era problema, era a solução para aquela época. Devemos lembrar que uma coisa é a Tradição Sagrada e outra coisa as tradições, legítimas mas humanas e estas podem ser mudadas. A Missa Romana, assim como a Maronita ou a Bizantina são Tradições Sagradas mas gêneros ou estado de vida das pessoas em determinados postos de decisão são apenas tradições humanas ou conveniência da época. Não estou criticando o Fratres, estou criticando alguns irmãos nos comentários que estão profetizando o apocalipse para ontem.

    Curtir

  7. A revolta parece vir da orientação modernista desse pontificado que faz considerar essas nomeações etapa de uma futura ordenação de sacerdotisas.

    Curtir

  8. Não consigo ver isso com maus olhos. Enquanto muitos bispos pintam e bordam, nas capelas mais pobres e nos conventos mais esquecidos, as mulheres, freiras e leigas, fazem seu trabalho com muita honestidade e fidelidade à Igreja. Já que a moda é ordenar bispos progressistas, quem sabe elas não ajudam a escolher com mais amor à Igreja. Que acham?

    Curtir

  9. Isso não passa de “água com açúcar” dada a essas mulheres, ou a todas as mulheres que reclamam uma participação maior nos assuntos decisivos da Igreja. Francisco é um desvairado que deveria ser retirado o quanto antes da posição que ocupa. A cada movimento, vemos mais loucuras, escárnios e destempero para com quem tenta dizer alguma coisa. Francisco precisa dar lugar a um papa de verdade e não esse “menino” que brinca de ser papa!

    Curtir

    1. A paz de Jesus Cristo.

      Concordo, sra. Maria! Isso mais parece atitude “modernista” do que zelo pela Santa Igreja, essas nomeações. Tomara eu esteja errado.

      Salve Maria!

      Abs.

      Curtir

Os comentários estão desativados.