Papa Francisco: “Cuba é um símbolo”. Comunista? “Como isso está ultrapassado!”

FratresInUnum.com, 13 de julho de 2022 – Ontem, o Papa Francisco concedeu uma entrevista a uma televisão americana, transmitida no canal espanhol Univisión. Entre muitas coisas, ele disse:

“ Eu amo muito o povo cubano, eu os amo muito e tive boas relações humanas com o povo cubano. E também, confesso, com Raúl Castro tenho uma relação humana (…). Fiquei feliz quando aquele pequeno acordo com os Estados Unidos foi alcançado. O presidente Obama queria na época e Raúl Castro aceitou. Foi um bom passo em frente, mas isso está parado agora. Neste momento, não sei se estão negociando, mas soam diálogos, para encurtar distâncias (…) Cuba é um símbolo, Cuba tem uma grande história, me sinto muito próximo, até mesmo dos bispos cubanos“.

As entrevistadoras ficaram um tanto desconcertadas com a resposta do pontífice e lhe perguntaram se ele não se incomodava em ser chamado por muitos de “comunista”. Ele respondeu:

“Certos meios de comunicação altamente ideologizados , dedicados a ideologizar a posição dos outros, às vezes não sabem distinguir o comunismo do nazismo, do que é populismo, do que é popularismo. Então, quando eles me acusam de comunismo, eu digo: ‘Como isso está ultrapassado!’ Essas acusações já passaram, eu as vejo como ultrapassadas, não me preocupam, nascem de pequenos grupos ideológicos”.

Francisco responde bem segundo o conceito dicionarizado de jesuitismo: nem sim nem não nem muito menos pelo contrário, apenas se esquiva.

Francisco com Fidel Castro em setembro de 2015. Parecem estar bem à vontade um com o outro.

12 comentários sobre “Papa Francisco: “Cuba é um símbolo”. Comunista? “Como isso está ultrapassado!”

  1. Fico com Padre Cícero que afirmava: O Comunismo é obra do próprio Satanás.
    O maior triunfo de Satanás é convencer as pessoas de que ele não existe. Se a ideia dele é “antiquada”, não será combatida.

    Senhor, tende piedade de nós.

    Curtir

    1. Padre Cícero não dizia isso da sua própria cabeça. Estava muito bem informado da doutrina da época e dos relatos do muito sangue cristão derramado pelo Dragão da Foice e do Martelo. E você coloca muito bem o fato de que Satanás nada de braçada nas mentes que não creem na existência dele.

      Cada dia mais me convenço que Francisco é o Papa que os nossos pecados nos fizeram merecer…

      Mas…. Entretanto, todavia, contudo, porém… Não podemos perder a Esperança: Vamos nos converter e mudar de vida ou melhorar. Já dizia São Francisco: Evangelizar sempre. As vezes com palavras.

      Curtir

  2. Se tem algo que não incomoda Bergoglio é a ação de ditadores genocidas, também parece ter pouca importância a perseguição religiosa feita aos cristãos. É mais importante agir dentro do politicamente correto do que agir como profeta.
    Quanto as ovelhas em perigo, que se danem!!!!!

    Curtir

    1. Após aquele olhar aparvalhado admirando a blasfêmia oferta do Evo Morales, nada mais espero daquele portenho.

      Curtir

  3. O que diabos seria uma «boa relação humana»? Há como, por exemplo, dois homens terem uma relação canina, quem sabe uma relação bambu-de-varal?
    Outra, como uma acusação pode ser «ultrapassada»? O acusado torna-se inocente só com a passagem do tempo?

    Realmente, jesuítas, nem ao menos uma vez, mas sempre embrulhões.

    Curtir

  4. É triste ver isso de quem deveria combater esses que perseguem os cristãos, em especial os católicos.

    Curtir

  5. …é lamentável esse apegou de Francisco por governos corruptos, com viés comunistas, definitivamente ele é tomado pela ideologia que já é provado não deu certo em lugar nenhum.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Francisco diz que não sabem distinguir nazismo de comunismo. Oras, ambos foram regimes autoritários e sangrentos. Porém o nazismo se foi, o comunismo resiste e está aí, não tem nada de ultrapassado. Francisco parece tentar amenizar as ações comunistas nos países que ainda caminham com esse regime. Cego?! Eu acho que não.

    Curtido por 1 pessoa

  7. A paz de Jesus Cristo.

    Muito me entristece o atual Papa “não saber” que o comunismo, igual ao nazismo, persegue e mata cristãos.

    O que podemos fazer? Além de orar cada vez mais, nada, infelizmente.

    Oremos!

    Salve Maria!

    Curtir

Os comentários estão desativados.