Declaração da Santa Sé sobre o Caminho Sinodal na Alemanha

FratresInUnum.com, 21 de julho de 2022 – Hoje foi publicada uma declaração da Santa Sé, mediante o Boletim da Sala de Imprensa. Apresentamos uma nossa tradução apressada e, obviamente, não oficial:

Para proteger a liberdade do povo de Deus e o exercício do ministério episcopal, parece necessário precisar que o “caminho sinodal” na Alemanha não tem o poder de obrigar os bispos e os fiéis a adotar novas formas de governo e novas abordagens da doutrina e da moral.

Não seria lícito iniciar, antes de um entendimento acordado no nível da Igreja universal, novas estruturas ou doutrinas oficiais nas dioceses, o que representaria uma ferida à comunhão eclesial e uma ameaça à unidade da Igreja. Como recordou o Santo Padre na carta ao povo de Deus que está em caminho na Alemanha: “A Igreja universal vive nas e das Igrejas particulares, assim como as Igrejas particulares vivem e florescem na e da Igreja universal, e se se encontram separadas de todo o corpo eclesial, se enfraquecem, apodrecem e morrem. Daí a necessidade de manter sempre viva e eficaz a comunhão com todo o corpo da Igreja” [1]. Por isso, espera-se que as propostas do Caminho das Igrejas particulares na Alemanha convirjam no caminho sinodal que a Igreja universal está percorrendo, para um enriquecimento mútuo e um testemunho daquela unidade com a qual o corpo da Igreja manifesta sua fidelidade a Cristo o Senhor.

[1] FRANCISCO, S.S., Carta ao povo de Deus que está em caminho na Alemanha, n. 9.

Card. Kasper e Papa Francisco

18 comentários sobre “Declaração da Santa Sé sobre o Caminho Sinodal na Alemanha

  1. É impressionante como a Santa Sé não consegue produzir um só documento inteligível, uma única sentença direta, uma afirmação ou uma negação sem apostos e subterfúgios dignos de burocracias orientais pseudobizantinas. A Verdade não encontra hoje um defensor sequer entre tronos e potestades.

    Curtir

    1. Pensei a mesma coisa, embora com menos erudição. A linguagem é rocambolesca, típica de quem não queria dizer o que está dizendo, ou não quer se fazer entender.

      Curtir

  2. Essa situação toda na Alemanha é uma chaga muito dolorosa. Essa seria hora de uma encíclica muito precisa, atacando todos os erros defendidos por alguns bispos alemães, não de cartas, admoestações, notas, notinhas e comentários.
    Como provavelmente isso não vai acontecer, o jeito como leigo que sou é rezar para que o Espírito Santo possa iluminar as almas daqueles que Ele consagrou com o sacramento da Ordem.

    Curtir

  3. “Não seria lícito iniciar, antes de um entendimento acordado no nível da Igreja universal, novas estruturas ou doutrinas oficiais nas dioceses, o que representaria uma ferida à comunhão eclesial e uma ameaça à unidade da Igreja.” Em outras palavras, desde que acordadas com a Igreja Universal, essas novas estruturas e doutrinas oficiais são admissíveis. Só o que falta, segundo Bergoglio, é o erro se tornar hegemônico.

    Curtir

    1. Precisamente isso. Foi para chamar a igreja alemã à comunhão no erro que a nota foi escrita. Todo o resto é encheção de linguiça. Em bom português o que se quis dizer aos teutônicos foi: não coloquem o carro adiante dos bois, ou ainda, devagar com o andor que o santo é de barro.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Exato! No fim das contas, o que se dá a entender é isso: a chancelaria vaticana está preocupada com o método (ou com o “timing” da coisa), não com o mérito. “Não se precipitem, liebe Brüder und Schwestern!”

      Curtido por 1 pessoa

  4. A cúria romana se tornou a latrina mais fétida debaixo do sol… Esse texto capcioso é de embrulhar o estômago.

    Curtir

  5. Em resumo: esperem o Caminho Sinodal pra espalhar as merd@s de vocês pra todo mundo. Vão com calma.

    Curtir

  6. Ficou claro aquilo eles queriam deixar nas entrelinhas. Façam quando nós dermos a ordem pra fazer, em acordo com oq o Papa pede e assim sucessivamente…Não há correção, não há excomunhão, só “misericórdia” e coraçõezinhos pra todos os lados, menos é claro para o povo que ainda tenta viver um catolicismo autentico, a esses…fogo e ódio em forma de encíclica e Motu Proprio e etc…Quando meu Senhor nos livraremos desses lobos???

    Curtir

    1. Eu não posso concordar com isso.
      Francisco é um homem livre, e como tal, capaz de discernir o bem do mal; o certo do errado, e de tomar suas próprias decisões.
      Não são as qualidades e defeitos intrínsecos que definem o homem, mas suas atitudes. Deus nos conhece a todos, mas o fato de conhecer o futuro não significa que irá tolher nossa liberdade.
      Tudo o que Bergoglio faz de ruim não é por desígnio de Deus, mas por sua permissão. Permissão porque não nos quer escravos, mas livres, mesmo sendo traído por nós. O que Bergoglio-Francisco faz de mal não é por plano divino, mas por infidelidade dele.
      Mas o mundo católico sofre com um papa mau porque talvez seja o papa que mereçamos por nossa ruindade. E também para que aprendamos a paciência, a mansidão, o discernimento do papa enquanto pastor e enquanto homem falho.
      Eu concordo em não focar em Francisco porque falar dele é praticamente um convite a pecar, já que ele tão facilmente nos aborrece com sua dedicação aos valores deste mundo, e sua perseguição a tudo o que é sadio e bom.
      Mas só por isso.
      Bergoglio é só o mais escandaloso de uma sequência de papas que nos têm consternado desde a morte de Pio XII. Mas Monsenhor Delassus em sua obra “A Conjuração Anticristã” (com aprovação pontifícia) já nos havia dito que, desde a descoberta dos documentos maçônicos da Alta Venda, no século XIX, a meta da infiltração maçônica que já havia se iniciado naqueles dias, iria tomar a Igreja aos poucos, até chegar no dia em que elegesse um papa que fizesse a agenda da maçonaria.
      Bem, em minha opinião isso já se deu desde 1962. Os monumentos maçônicos que estão erguidos em praças italianas, honrando João XXIII e Paulo VI já o mostram. Francisco é só mais um.

      Curtir

  7. Não nos enganemos : O Papa Francisco foi escolhido pelo Espirito Santo. DEUS O QUIS, TAL COM ELE É. Com seus defeitos, inclusive. Falo assim, para não perder tempo com elucubrações.

    Aqui digo, não de forma dogmática, mas com forte convicção: Não se deve tanto TENTAR entender o Papa Francisco OLHANDO PARA ELE, deve-se ANTES, OLHAR PARA A IGREJA E O MUNDO, e neste contexto, tentar entender o Papa Francisco.

    Não dá para muito além. O Papa não se explica claramente. De novo, digo que DEUS O QUIS ASSIM. O Senhor parece querer nos lançar no deserto. No deserto de um Papa, que talvez, tenha dúvidas, no deserto de um Papa que fala com suavidade com aqueles que zombam da Igreja, e fala com dureza para todos os católicos.

    Penso que se eu ou você, fôssemos o Papa, agiríamos de forma DIFERENTE, mas Deus não quis que os Cardeais no Conclave, elegessem para Chefe da Igreja, um homem como eu ou você, um Cardeal que se parecesse conosco! Se isso lhe parece absurdo, digo que DEUS SABE MAIS!

    Isso me parece mais reconfortante do que desesperador. Não olhemos tanto para o Papa. Olhemos para nós e para o que fizemos da Igreja ou que deixamos de fazer por Ela.

    Reparamos como o Mundo vê a Igreja! Não é difícil tirar conclusões…

    Deus parece querer nos penitenciar. Não se trata apenas de Padres pedófilos, ou Bispos apegados ao dinheiro, mas também de Leigos Ministros da Eucaristia que fazem vasectomia e traem as esposas, mulheres catequistas que tomam anticoncepcional e assim o ensinam em Cursos de Noivos (!) Jovens da Igreja que se empenham mais em música do que em castidade e oração! Velhos que vão à Igreja em dias de Bingo, mas não vão à Missa, nem se confessam.

    Não é isso que precisaria mudar para melhorarmos o rosto da Igreja?

    Sim, há Padres e Bispos Santos, Leigos, homens e mulheres, Jovens e Idosos que são SANTOS, e eles estão meio que esquecidos. Parece só haver católicos maus! De novo, acho que isso é parte da nossa penitência.

    Existe um termo em Biologia chamado “CEPA”. É um tronco fisiológico, a partir de onde se origina uma espécie, seja animal, vegetal, até mesmo vírus e bactérias.

    A “cepa” do discurso do Papa Francisco, pode-se dizer em parte, que é mundana, e sim, de viés esquerdista. Mas somente a Cepa, não a sua espécie acabada, finalizada.

    Portanto, a partir de demandas CORRETAS, MAS INSUFICIENTES e PARCIALMENTE EQUIVOCADAS, como a questão indígena, climática, da mulher, do pobre, o Papa Francisco procura introduzir o Evangelho e olhar toda esta realidade, à Luz da Vontade de Deus, e não da vontade do Homem.

    É pegar o pacote da Ideologia, e mergulhá-lo no Evangelho! No futuro saberemos se este, é um caminho prudente, mas – sem temor – acreditemos que o Senhor CUIDA DA BARCA DE PEDRO ! Pensar assim, é ser católico. Um católico de verdade não xinga o Papa, ainda que com razão, se preocupe com suas palavras e suas omissões!

    Curtir

    1. Me perdoe amigo Eduardo, mas não acredito muito no que você está falando, a muito a igreja vem sendo combatida por varias facções, maçonaria, máfia de sant gales, entre outros, eles vem se preparando para assumir o trono petrino a muitos anos, e acredito que conseguiram. Não acredito que o que anda acontecendo seja obra de Deus, pois ele quer o bem de seus filhos, querem vê-los sempre bem. Recomendo que leia o livro os Infiltrados para entender melhor a trajetória do Falso Papa.

      Abraço – Salve Maria

      Att.

      Curtido por 1 pessoa

    2. Muito justo, sereno, equilibrado e, sobretudo, Católico!!!
      Nossa Senhora de Fátima continue intercedendo ao Seu Filho pela Santidade e lucidez de seus filhos adotivos, por nós, que fomos adotados por graça, pela Água e pelo Sangue vertido do Lado Aberto do Cordeiro!!!

      Curtir

  8. Eu quero deixar claro que no meu entender NÃO DOGMÁTICO, que o Papa Francisco se omite, erra, NÃO POR “DESÍGNIO DIVINO”, mas apenas Deus permite um PAPA tão cheio de falhas, como uma forma de PENITÊNCIA e PROVAÇÃO.

    Deus NÃO QUER os erros do Papa Francisco, mas VOLTO A DIZER, no meu entender (sem força de Dogma), o Espírito Santo o assiste para que não caia no ERRO. E de fato, NÃO CAIU. Na visão da imprensa que é toda de esquerda, o Papa DESAUTORIZOU os Bispos Alemães. Vocês deveriam prestar atenção nisso.

    Mas o texto ficou bom, claro?

    NÃO, não ficou, mas o essencial está preservado.

    Doutro modo de pensar, eu teria que aceitar que o Conclave que elegeu Francisco foi fraudulento. Vocês conseguem aceitar a ideia absurda de que o Espírito Santo FALHOU?

    EU NÃO ACEITO ESTE PENSAMENTO.

    Curtir

  9. O Papado é de instituição divina, mas é a Igreja que o elege, já há muitos séculos pelo Colégio de Cardeais.

    Att,

    Curtir

Os comentários estão desativados.