O bispo e a leiga que presidem o Caminho Sinodal Alemão mostram seu espanto e irritação com a declaração da Santa Sé 

FratresInUnum.com, 23 de julho de 2022 – InfoCatólica – Na noite de quinta-feira houve uma declaração conjunta do presidente da Conferência Episcopal Alemã e da presidente do Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK), no qual, além de demonstrarem o seu “assombro” ante a Declaração do Vaticano, escrevem:

“Não é testemunho de um bom estilo de comunicação dentro da Igreja que sejam publicadas declarações que não sejam assinadas por um nome. A igreja sinodal vai para o outro lado, de acordo com o nosso entendimento”.

Da mesma forma, eles afirmam que o Presidium do Caminho Sinodal se esforçou desde o início para encontrar canais de comunicação direta com as autoridades romanas:

“A nosso ver, este seria o local para esses esclarecimentos. Infelizmente, a Presidência sinodal não foi convidada para um debate até agora. Lamentamos irritadamente que esta comunicação direta não tenha ocorrido até agora. Em nosso entendimento, uma igreja sinodal é diferente”.

Além disso, Bätzing e Stetter-Karp também rejeitaram o conteúdo da declaração da Santa Sé:

“Não cansamos de sublinhar que a Igreja na Alemanha não seguirá um ‘caminho especial alemão’. No entanto, consideramos nosso dever expor claramente as mudanças que consideramos necessárias. Ao fazê-lo, sentimos que os problemas e questões que nomeamos são semelhantes em todo o mundo”.

Mons. Georg Bätzing e Irme Stetter-Karp, presidentes do Caminho Sinodal alemão

10 comentários sobre “O bispo e a leiga que presidem o Caminho Sinodal Alemão mostram seu espanto e irritação com a declaração da Santa Sé 

  1. “A igreja sinodal vai para o outro lado, de acordo com o nosso entendimento.”
    Isso me recorda um certo religioso alemão que, com suas 95 teses, também quis “ir por outro caminho” em relação à Santa Igreja e escancarou as portas do Inferno no mundo. Mas essas nunca prevalecerão contra a Santa Igreja de Nosso Senhor. Os incomodados, que se convertam.

    Curtir

  2. Eu diria corajosos, mas nesse caso, são teimosos! Teimam em mudar aquilo que não tem que ser mudado e mais, acharam que esse era o momento de gritar essas mudanças e saírem como os mocinhos dessa história toda…eraram, porque faltou o aval de Francisco. E sim, ele promove suas “mudanças” e talvez concorde com o que o caminho sinodal esteja propondo, mas o erro foi agirem antes do papa, pelo que me parece o trato era pra ser feito todos juntos, numa perfeita harmonia, com sinodalidade, enfim, os alemães foram afoitos. Agora teram o solene silêncio de Francisco, assim como o cardeal Burke e companhia tiveram.

    Curtir

  3. Eu diria corajosos, mas nesse caso, são teimosos! Teimam em mudar aquilo que não tem que ser mudado e mais, acharam que esse era o momento de gritar essas mudanças e saírem como os mocinhos dessa história toda…erraram, porque faltou o aval de Francisco. E sim, ele promove suas “mudanças” e talvez concorde com o que o caminho sinodal esteja propondo, mas o erro foi agirem antes do papa, pelo que me parece o trato era pra ser feito todos juntos, numa perfeita harmonia, com sinodalidade, enfim, os alemães foram afoitos. Agora teram o solene silêncio de Francisco, assim como o cardeal Burke e companhia tiveram.

    Curtir

  4. “A nosso ver, este seria o local para esses esclarecimentos. Infelizmente, a Presidência sinodal não foi convidada para um debate até agora. Lamentamos irritadamente que esta comunicação direta não tenha ocorrido até agora. Em nosso entendimento, uma igreja sinodal é diferente”.
    Se quizessem mesmo uma palavra direta e de esclarecimento bastaria ler o Catecismo da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana.
    Se o que querem é uma “igreja diferente”, porque não fundam a sua e pronto.

    Curtir

  5. É interessante que o logotipo do caminho dinossarial da igreja-em-saída-de-cena seja justamente uma cruz que está se apagando.

    Bendito seja Deus por nós conceder as graça de ver o inglório fim da obra de vaidade e presunção herética de quantos quiseram monstrificar a Igreja católica: os Roncalli, os Montini e tutti quanti…

    Curtir

  6. interessante que o logotipo do caminho dinossarial da igreja-em-saída-de-cena seja justamente uma cruz que está se apagando.

    Bendito seja Deus por nos conceder a graça de vermos o inglório fim da obra de vaidade e presunção herética de quantos quiseram monstrificar a Igreja católica: os Roncalli, os Montini e tutti quanti

    Curtir

  7. Já era.. se o sínodo da discórdia de 2023 chegar a essas conclusões do descaminho sinodal alemão será a máxima traição das verdades de Cristo e de sua Igreja. Não entendo esse negócio de deixar discutir sobre todas as aberrações e depois vemos o que é possível ser feito. Criar expectativas descabidas prá que? A quem interessa esse estado de coisas? Isso não é de Deus.

    Curtir

    1. Por favor, peço que adicionem uma nota junto à foto, dizendo quem é, espacialmente, o senhor Jorge, e quem é a senhora Irma.
      Pois, talvez pelos meus olhos cansados pela minha muita idade de 33 anos, não consigo dizer qual dos dois seria a mui feminina senhora.
      Ou será que devo dizer senhorx? Senhori? Senhore? Desculpem-me, nasci no século passado, é difícil acompanhar os tempos…

      Curtir

Os comentários estão desativados.