O já aposentado e ultra-progressista Cardeal Mahony é removido de toda função pública por sua má gestão em casos de abusos de menores.

Por Fratres in Unum.com | Com informações de La Repubblica –  Em uma decisão sem precedentes na Igreja americana, o atual arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez, anunciou hoje ter removido de toda função pública e administrativa o seu antecessor, Cardeal Roger Mahony, por conta de sua má gestão nos casos de abusos sexuais de menores na década de 80. Mahony foi o titular da maior arquidiocese americana de 1985 a 2011. Gomez também divulgou a renúncia do bispo auxiliar Thomas J. Curry.

Cardeal Mahony e sua liturgia.
Cardeal Mahony e sua liturgia.

O anúncio se dá após a publicação pela arquidiocese, mediante ordem judicial, de arquivos relacionados ao modo com que foram geridos os casos de 122 sacerdotes acusados de abusos — documentos cuja leitura o Arcebispo José Gomez qualifica como “brutal e dolorosa”.

Como relatava no ano passado o Padre Michael Rodríguez, “em junho de 2010, documentos de tribunal confirmam que o antigo arcebispo de Los Angeles, Cardeal Roger Mahony, admitiu, em um depoimento juramentado, ter abrigado um padre molestador durante os anos 80. O molestador, Pe. Michael Baker atualmente está cumprimento pena de 10 anos de reclusão. A Arquidiocese de Los Angeles concordou em pagar uma quantia recorde fixada em US$660 milhões em 2007 a mais de 500 vítimas alegadas. John Manly, o advogado do autor, descreveu as afirmações do cardeal em seu depoimento como aquelas de alguém que ofusca, esquiva-se, mente e explica tudo”.

Outro episódio envolvendo o Cardeal Mahony é contado na biografia da Madre Angélica, fundadora da rede de televisão EWTN:

“The Mahony affair – o bispo de LA, que numa carta pastoral deixa dúvidas sobre a presença real de Cristo na Eucaristia. Madre Angélica acusa ele publicamente [no ar], prega obediência zero, e mesmo pedindo desculpas depois, ela não dá o braço a torcer. O conflito dura vários anos e ela não dá marcha ré. “Não tenho dedicado a minha vida inteira para louvar e adorar o Santíssimo Sacramento e agora, por que um cardeal diz estas coisas, vou ter que negar o que eu faço e ao que eu dediquei a minha vida? De jeito nenhum. Como vou enfrentar o Senhor dessa maneira?” Algum comentário de fontes oficiais disse: “Mother Angelica has the guts to tell him what we do not”. (Ela tem a coragem (?) de dizer o que não somos capazes de dizer nós)”.

4 comentários sobre “O já aposentado e ultra-progressista Cardeal Mahony é removido de toda função pública por sua má gestão em casos de abusos de menores.

  1. Parabéns ao arcebispo José Gomez por enquadrar o cardeal e por tornar público o arquivo sobre os casos de abusos.

    Trata-se de uma verdadeira lição para aqueles católicos que se dizem “defensores da Igreja” e que, todos melindrosos, fazem questão de silenciar as “imundícies na Igreja” (conf. Cardeal Ratzinger, via sacra de 2005)… “Ah, não se pode divulgar os erros dos filhos da Igreja, é contra a caridade, é dar contra-testemunho, é atacar a Igreja”… (inclusive alguns membros do Opus Dei, do qual Dom José Gomez é membro).

    Silenciou o Cardeal e divulgou os documentos, mesmo que sua leitura seja brutal e dolorosa. Pois o crime e a delinquência doutrinal se combate também expondo os seus erros, a sua maldade, a sua feíura.

    Curtir

  2. Sou da seguinte opinião: essa gente que se diz [católica] cheia de dons, raios de luz e toda sorte de esquisitices, ao defender a posição de esconder a sujeira do clero, é pq legisla em causa própria!

    Curtir

  3. Não vejo tantos progressos assim. A Arquidiciocese de Los Angeles é um esgoto a céu aberto. Mahony foi apenas um dos sintoma de um mal bem mais profundo que afeta aquela região: celebridades de Hollywood e politicos que são pecadores publicos derramando muito dinheiro na mão daqueles prelados, imigrantes ilegais que buscam refugio na Igreja não pra viver a fé, mas pra ter uma infra-estrutura ( escolas e instituições católicas) que os facilite a vida na ilegalidade e na criminalidade, toda a sorte de inimigos de Cristo infiltrados naquela arquidiocese visando insuflar o povo contra a Doutrina da Igreja e por aí vai. Ali só mesmo um milagre de Deus e teria que ser como o de Sodoma e Gomorra: algo pra reduzir aquela região a cinzas pra recomeçar tudo do zero.

    Curtir

Os comentários estão desativados.