Relíquias de São Pedro exibidas pelo Vaticano pela primeira vez.

Por UCatholic | Tradução: Fratres in Unum.com – Para marcar o fim do Ano da Fé, pela primeira vez, o Vaticano exibiu publicamente os ossos de São Pedro. Embora nenhum papa jamais tenha declarado de maneira definitiva que os fragmentos pertencem ao apóstolo Pedro, em 1968, o Papa Paulo VI disse que os fragmentos encontrados na necrópole sob a Basílica de São Pedro foram “identificados de uma maneira que consideramos convincente”.

Os ossos foram descobertos em 1939, em uma escavação da Necrópole do Vaticano abaixo do altar principal na Basílica de São Pedro, local de sepultamento tradicional do primeiro papa desde a antiguidade. A escavação, ordenada pelo Papa Pio XII, encontrou ossos em uma parede funerária do primeiro século, com uma inscrição grega de “Petrus eni”, ou “Pedro está aqui”. Os ossos foram encontrados embrulhados em pano tecido em ouro e púrpura. Um estudo científico dos ossos revelou que eles pertenciam a um homem “robusto” em seus 60-70 anos de idade no momento do óbito.

As relíquias, normalmente mantidas em uma capela privada dos apartamentos pontifícios no Vaticano, foram apresentadas a dezenas de milhares de peregrinos que se reuniram para vê-las. Os oito fragmentos de ossos medindo entre dois e três centímetros de cumprimento foram dispostos em um leito de marfim dentro de uma caixa de bronze em um pedestal na Praça de São Pedro.

Refletindo sobre as relíquias de São Pedro, cujo mesmo nome significa “Rocha”, e sua localização abaixo do Altar Mor da Basílica de São Pedro na Colina do Vaticano, não se pode deixar de meditar na confissão de Pedro no Evangelho de Mateus, e nas palavras que Nosso Senhor lhe dirigiu, em Mateus 16:18: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

15 comentários sobre “Relíquias de São Pedro exibidas pelo Vaticano pela primeira vez.

  1. Bonito e tocante. Alguém sabe a história das relíquias? Como elas foram recolhidas e armazenadas nesse relicário e quem o construiu?

    Curtir

    1. A ossada foi encontrada no Monte Vaticano, onde hoje é o Vaticano, junto com outras ossadas. Na “parede com uma inscrição a vermelho à direita dizendo PETRÓS ENÍ, que, em grego, significa “PEDRO ESTÁ AQUI”. Todas as inscrições foram examinadas por Guarducci, e consideradas legítimas. Não eram adições feitas posteriormente, mas tinham sido gravadas na época do sepultamento. O Arqueólogo António Ferrua descobriu características das substâncias químicas contidas na ossada, que confirmaram que estas eram pertencentes a um homem que viveu a maior parte de sua vida próximo do Lago de Tiberíades, na Galileia. O teste subseqüente indicou que estes eram os ossos de um homem com uma idade de 60-70 anos. Considerando o local em que foi encontrado os ossos, bem como sua idade, do templo e das catacumbas ao redor, e também de outros registros históricos, provavelmente trata-se dos ossos de São Pedro.” (fonte Wikipedia)

      Curtir

  2. São Pedro, “Principis Apostolorum”, ajudai os Santos Padres Papas neste tempo de apostasia dentro da Igreja e em todo lugar.

    Curtir

  3. foi uma atitude maravilhosa do atual papa. mostra-se claro que o atual papa se ve como sucessor de pedro. UMA ATITUDE, mesmo q indiretamente, reafirma a doutrina e coloca a nossa igreja como verdadeira, visto que ao expor os restos mortais de pedro, o reconhece como o primeiro papa;
    gostei muito. ALIÁS DE UM TEMPO PARA CÁ, da missa dos cardeais defuntos para cá tenho visto uma certa mudança nele, as homilias e tudo. ATÉ NOS PARAMENTOS, evidente que não é igual a BENTO, porem melhorou muito, ele parece ter largado de vez aquela mitra de buenos aires.
    ENFIM, rezemos

    Curtir

  4. CONT. HÁ UMA TEORIA QUE TODO MUNDO QUE SE MUDA PARA ROMA, SE APAIXONA POR ELA. COMO EXEMPLO, DOM CLAUDIO HUMMES, QUE HOJE PRESIDE MISSA TOTALMENTE SOLENE, COM TODOS OS PARAMENTOS. nos temos motivos para crer nisso: OUTRO DIA ACOMPANHEI MEU PAROCO EM UM RETIRO DO CLERO PREGADO POR ELE CLAUDIO HUMMES. TODOS FICARAM DE QUEIXO CAIDO: ELE CITOU BENTO XVI O RETIRO TODO.
    QUE O NOSSO PAPA POSSA COM O TEMPO SE APAIXONAR POR ROMA.

    Curtir

    1. Obrigado, Wagner, pela atenção e generosidade em compartilhar. Abraços.
      Aproveito para agradecer também à Rachel (26 novembro, 2013 às 9:56 am)
      abraços
      Rodrigo

      Curtir

  5. Deus, para mostrar aos homens do século XX e XXI. A veracidade da fé católica, Ele vem nos mostrar através da ciência. Diversos milagres ao nosso mundo incrédulo. Que as verdades católicas são reais, patentes aos olhos de qualquer pessoa. Vemos a ideia magnífica do Papa Pio XII, Mandando fazer esta escavação para comprovar cientificamente o corpo de São Pedro, está no altar do Vaticano Que esta crença centenária, é realmente verdadeira. Que exemplo extraordinário a comprovação do Santo Sudário pela ciência. Mostrando tal qual a Tradição sempre nos ensinou. As novas descobertas pela ciência sobre Nossa Senhora de Guadalupe. O quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho, suspenso no ar; à séculos, O corpo de Santa Bernadete intacto até os dias de hoje…O mundo paganizado, deveria pelo menos acreditar nestes fatos extraordinários, patentes diante dos olhos de todo mundo.
    Joelson Ribeiro Ramos.

    Curtir

  6. Os luteranos de Tubingen passaram décadas, quiçá quase séculos tentando provar por todas formas e maneiras possíveis que São Pedro não morrera em Roma. A historiografia delirante contra a presença de Pedro em Roma, como uma forma de atacar a Igreja, baixou a um nível de honestidade intelectual tão mesquinho, tão miserável, que no séc. XX autoridades protestantes renomadas como Karl Bath rogaram para que se cessasse a produção de lendas e mitos para desqualificar a Igreja.

    Eis aí a prova, amplamente amparada pela arqueologia, que Pedro foi literalmente o esteio da Igreja de Deus, verdadeira pedra sobre a qual ela fora construída. E não há mais quem negue, pois a verdade de fé se fez história e hoje chega aos olhos de toda humanidade para que ninguém duvide.

    p.s. Dom Cláudio Hummes já celebrou missa tridentina em Roma, eu acho. Tem umas fotos rolando por aí, ele de casula romana e tudo mais. Realmente, os ares de Roma fazem um bem tremendo à alma.

    Curtir

  7. Gostaria de partilhar um pequeno vídeo do Santo Padre venerando as relíquias dos ossos de São Pedro no Vaticano.

    Pope Francis venerated the bones of St. Peter at the Vatican Nov. 24.

    Além do inegável valor arqueológico e apologético dessa descoberta, acredito que essa exposição das relíquias de São Pedro são também um forte sinal dos tempos.

    Muitas pessoas estão dizendo que o Papa Francisco é Papa que São Malaquias chama de Petrus Romanus. Ao que parecia uma profecia falsa, têm-se juntado muitos fatos curiosos e intrigantes, como esse e que merecem maior consideração ou reflexão.

    P.S.: Impressionante também como o ódio anticatólico têm crescido rapidamente nos últimos meses. Deus nos ajude a permanecer fiéis a Ele nesses tempos ainda mais difíceis que parecem estar por vir. Deus nos ajude!

    Curtir

Os comentários estão desativados.