Senado colombiano rejeita projeto de casamento gay.

Proposta recebeu 17 votos a favor e 51 contra e ultrapassou apenas um dos quatro debates necessários para se tornar lei

O Globo | BOGOTÁ — Na contramão de países como a França e o Uruguai, que aprovaram recentemente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o Senado da Colômbia rejeitou nesta quarta-feira um projeto de lei sobre casamento igualitário. Apresentada pelo congressista Armando Benedetti, a proposta recebeu 17 votos a favor e 51 contra. O projeto ultrapassou apenas um dos quatro debates necessários para se tornar lei, e enfrentou forte oposição da Igreja Católica e figuras proeminentes como o procurador-geral Alejandro Ordóñez.

Após a votação, integrantes da comunidade LGBT mostraram sua reprovação na Plaza de Bolívar, enquanto algumas pessoas comemoravam o resultado. Os críticos ao projeto argumentaram que aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo seria um duro golpe para a “santidade” do matrimônio.

– O casamento como uma instituição, como um sacramento envolve a união do homem e da mulher, a fim de procriar – afirmou o senador Carlos Ramiro Chavarro, do Partido Conservador. – Eu respeito a relação que os homossexuais possam ter e que é seu direito, mas (…) a maioria do país quer manter a unidade familiar da sociedade, que trata da instituição do casamento ou da união civil apenas entre pessoas do sexo oposto.

Como é impossível que antes de 20 de junho se aprove uma nova lei sobre o tema, a partir da data deverá ser aplicada a regra do Tribunal Constitucional:

“Os casais do mesmo sexo podem ir perante um notário ou juiz para formalizar e solenizar uma relação contratual que lhes permitirá formar uma família”.

Na França, após cinco meses e mais de 170 horas de debates no Senado e na Assembleia Nacional, os deputados aprovaram na terça-feira, o projeto de lei que legaliza a união entre pessoas do mesmo sexo e também a adoção de crianças por casais homossexuais.

12 comentários sobre “Senado colombiano rejeita projeto de casamento gay.

  1. Maravilha! Ahh se tivéssemos no país um Parlamento decente assim e preocupa com os valores da Família brasileira… Parabéns à Colômbia!

    Pelo jeito não é somente no futebol que nosso país está tomando “baile”.

    Colômbia 9 x 0 Brasil

    Curtir

  2. Percebam que, pelo que se depreende da notícia, isso ocorreu em boa parte por conta da forte ação da Igreja Católica lá.

    “CNBB, cadê vc, eu vim aqui só pra ti vê”??! (bis)

    Curtir

  3. Que Deus abençoe os senadores da Colômbia!
    Dios bendiga a los senadores de Colombia!
    God bless the senators of Colombia!

    Curtir

  4. Em resposta a M.: é um pouco maliciosa sua afirmaçao, já que Colombia nao aceita a droga. O fato de que alguns infames o façam nao é de forma nenhuma o pensamento comun dos cidados. Desculpe.

    Curtir

  5. Só brincando com a droga das uniões homossexuais, que a Colômbia recusou de plano, mas não conseguiu eliminar os narcóticos ainda (houve quem a aceitasse – FARC e outros).

    No Brasil, muita gente aceita ambos os tipos. Tudo droga.

    Curtir

  6. Como observava João de Scambinturgo, existe uma dicotomia entre país real e país legal desde a Revolução Francesa, que tornou o império da lei superior ao império da realidade. A Colômbia conseguiu fazer o país real se sobrepôr ao artificalismo do país legal. Realmente, nem tudo no mundo está perdido.

    Curtir

Os comentários estão desativados.