Foto da semana.

1175308_416632828448947_747671868_n

Cidade do Vaticano, 1º de setembro de 2013, Capela do Governatorato: Bento XVI, aos 86 anos, com sua bengala, se ajoelha após celebrar a Santa Missa a seus ex-alunos.

Noticiávamos em fevereiro passado: “Ademais, o Papa [Bento] teria enormes dificuldades para caminhar até mesmo pequenas distâncias, o que justificaria o uso de uma plataforma móvel em suas entradas para as missas. O Pontífice sofre de osteoartrite em seus joelhos, quadril e tornozelos, que faz com que ele perca a cartilagem nas articulações, tornando qualquer movimento extremamente doloroso”.

Já dizia o Papa Ratzinger no número 65 da Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis: “A reverência à Eucaristia. Um sinal convincente da eficácia que a catequese eucarística tem sobre os fiéis é seguramente o crescimento neles do sentido do mistério de Deus presente entre nós; podemos verificá-lo através de específicas manifestações de reverência à Eucaristia, nas quais o percurso mistagógico deve introduzir os fiéis.Penso, em geral, na importância dos gestos e posições, como, por exemplo, ajoelhar-se…”

12 comentários sobre “Foto da semana.

  1. Vamos crescer de uma vez: ratzinger n renunciou por causa da saúde, ele foi forçado.
    Como era comprometido com seu passado na plantação de da árvore que faz sombra no Vaticano, cedeu. Pronto falei!

    Curtir

    1. Ana Maria,
      Eu também não acredito que o Papa Bento XVI renunciou por causa da saúde. O finado teólogo Orlando Fedeli – que Deus o tenha no reino da Glória – disse, em uma de suas últimas entrevistas, que estavam planejando o assassinato do Papa. Não sei a fonte que informou Fedeli, mas ele era um homem muito bem informado sobre o que se passa em Roma. Bento XVI passou a ser odiado pelos liberais depois que liberou a missa tridentina.

      Curtir

    2. Discordo, Ana. Creio que, sendo ele o pontífice, sabia dos planos de Deus para a sua Igreja. Ele sabia que uma nova pessoa devia vir diferente dele, uma nova liderança. E está aí o Papa Francisco. Humilde e simples, dizendo que quer uma Igreja pobre e para s pobres. Mas não digo que o Papa emérito foi um péssima liderança. Ao contrário, agiu com excelência no seu pontificado.

      Curtir

  2. Se ele renunciou pela dificuldade física, então porque escolheram um mais dificultado ainda, que nem ajoelhar pode? Estranho…

    Curtir

  3. Não sei se é verdade, mas li que o problema maior do papa Francisco não é exatamente o ato de permanecer de joelhos, mkas a genuflexão em si, pois ele “teria” um problema que se agrava muito com constantes giros na rótula. A genuglexão para ele seria pior do que permanecer de joelhos por longo tempo…

    Curtir

  4. Bento XVI renunciou. Se foi por vontade e decisão própria, tem todo o meu respeito. Se foi pressionado, o que eu sinceramente quero crer que não, ele perde todo o meu respeito. Pois seria a prova de que lhe faltou a coragem de ir até o martírio, se necessário, por Cristo e Sua Igreja. Mas independente do motivo de sua renúncia, eu gostaria muito que não aparecessem mais fotos de Bento XVI após 28/02/2013. Ele renunciou: é injusto com ele e com o seu sucessor que ele fique aparecendo em imagens. Sempre haverá comparações. E, embora todo o respeito e carinho que possamos ter por ele, a partir de 01/03 ele é apenas o bispo emérito de Roma. Com todo o respeito, não existe esta de “papa emérito”. Não pode existir um sucessor emérito de São Pedro. Se ele renunciou à cátedra, renunciou a tudo que está ligado à cátedra. Passou a ser, a partir daquele momento, o bispo emérito da diocese de Roma. Nada mais, nada menos que isto. Mesmo que teólogos tenham muitas teses sobre isto, mesmo que o próprio Bento XVI tenha dito que passaria a ser o papa emérito, mesmo que o Vaticano emita tantas notas quantas for possível. O bispo da Diocese de Roma recebe o múnus do ministério de São Pedro. Mas se renuncia a isto de livre vontade, com todas as faculdades, perde este múnus e passa a ser mais um bispo da Igreja. Por favor: papa, só existe um. E o atual é Francisco. Por vontade de Bento XVI, que poderia estar no comando da barca até agora.

    Curtir

  5. Aconteça o que acontecer, a Igreja está nas mãos de Deus. Só Ele tem o poder para o que for necessário. Não importando quem está à frente ou o que acontecer a Ela. Deus detém o poder de tudo. Então, sigamos confiante na Fé verdadeira e no ùnico Deus que tem o poder de tudo e de todos nas Mãos.

    Curtir

Os comentários estão desativados.