Papa considera «legítima» intervenção no Iraque.

Papa Francisco não dá «luz verde» aos ataques aéreos, mas salienta a necessidade de travar as ações dos «jihadistas»

Por TVI24 – O Papa Francisco considera que a comunidade internacional tem legitimidade para travar as ações dos militantes do Estado Islâmico (EI) no Iraque, mas que não deve ser um único país a decidir como agir. As declarações foram feitas durante a viagem de regresso da visita à Coreia do Sul.

«Nestes casos, quando há uma agressão injusta, apenas posso dizer que é legítimo parar esse agressor», declarou o sumo pontífice quando lhe foi feita uma questão sobre os ataques aéreos dos Estados Unidos no Iraque.

Os «jihadistas», que querem criar um califado no Médio Oriente, já controlam várias cidades do Iraque e da Síria e levaram a que milhares de pessoas de minorias religiosas, incluindo Cristãos, tivessem abandonado as suas casas.

No entanto, o Papa não dá «luz verde» aos ataques aéreos dos Estados Unidos.

«Sublinho o verbo parar. Não estou a dizer para fazerem guerra ou lançarem bombas. As condições para que o agressor pare têm de ser avaliadas. Um único país não pode julgar como o agressor deve ser travado», declarou.

Para o Papa Francisco, as Nações Unidas são a entidade ideal para decidir como travar a situação.

O Papa confessou ainda que tem intenções de se deslocar ao Iraque, mas que decidiu que, por agora, «essa não seria a melhor coisa a fazer».

20 comentários sobre “Papa considera «legítima» intervenção no Iraque.

  1. Estas são declarações não favorecem as ovelhas mas ao lobo. Se um pastor fôr defender as ovelhas com estes criterios, não ficará uma ovelha viva. Gostaria que o Pastor dissesse como pretende parar os fanaticos mulçumanos sem uma Cruzada. Acredita o Pastor que sorrisos e concessões pararão estes fascinoras? Um Pastor inocente-util: muito util para os inimigos da Igreja e nada inocente

    Curtir

  2. Admiro muito a prudência do Papa. Não faz estardalhaço. Vai aos poucos. Assim, as reações contrárias não o derrubam. Grande homem!

    Curtir

  3. …e o Pastor ainda apresenta a ONU como solução para o problema, que alem de maçonica, não serve para nada, como tem demonstrado nas varias crises. Quem tem que resolver o problema é o Pastor e não o mercenario.

    Curtir

  4. “Vivemos a Terceira Guerra Mundial, mas em fragmentos”, disse o papa Francisco na Coreia do Sul.

    Sinal dos tempos!

    Curtir

  5. Bergoglio virou “estrategista de guerra” agora?? Valha-me Deus!! Por que ele se recusa a ouvir o que dizem os próprios Bispos que estão na área da tragédia?

    “Vocês devem tomar decisões fortes e corajosas, mesmo ao custo de contradizer os seus princípios. Vocês pensam que todos os homens são iguais, mas isso não é verdade: o Islã não diz que todos os homens são iguais. Os seus valores não são os deles. Se vocês não compreenderem essa realidade o suficiente, vocês se tornarão as vítimas do inimigo que acolheram em sua casa.
    (Dom Amel Nona)

    Crianças estão sendo decapitadas, mulheres e meninas sequestradas e estupradas, homens fuzilados e “as condições para que o agressor pare têm de ser avaliadas”? Se não é pra jogar bombas ou fazer guerra contra esses assassinos, é pra fazer o quê? Jogar flores?
    Da parte de alguém que ocupa o cargo de Sumo Pontífice o que nós cristãos esperamos é que ele use o poder sobrenatural que lhe foi dado pelo próprio Cristo: “E eu digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus”.
    Consagre a Russia ao Imaculado Coração de Maria, convoque uma jornada de oração e jejum, mobilize o mundo Católico para ajudar as vítimas, faça sacrifícios e penitência pelos mártires e por favor, pare de defender e bajular os seguidores desse culto satânico chamado islamismo!!
    Hoje eu não dei sequer bom dia aos muçulmanos que eu encontrei no trabalho ou nas vizinhanças. Estou amargurada e de coração partido com os seguidores do livro satânico. Quando eu penso que é em nome do falso profeta que tantas vidas estão sendo destruídas, me dá uma revolta!
    O genocídio que está em curso no Iraque e Síria não é uma questão cristã apenas. Mais de 3000 mulheres e meninas foram raptadas em apenas uma noite para servirem de escravas sexuais dos assassinos.

    http://www.dailymail.co.uk/news/article-2727165/Up-3-000-women-girls-kidnapped-Islamic-State-jihadis-Iraq-just-fortnight.html#ixzz3AgjbaySP

    A engenharia de morte montada pelos terroristas deveria ser uma questão que constrange toda humanidade a agir. São crimes perpetrados contra a humanidade e é em nome da humanidade que não podemos nos calar.
    Tratar essa tragédia como uma questão exclusivamente cristã, como se só nós pudéssemos entender ou sentir compaixão é diminuir ou subestimar o que está sendo um dos crimes mais hediondos da história moderna. E ficar fazendo política em cima disso só torna as coisas ainda piores.

    Curtir

  6. Seria melhor ter não dizer nada. O que é que se entende do foi dito? Não tem jeito de ser categórico como foi quando disse “vergonha”, “vergonha”, “vergonha”?
    E uma cruzada? Não passa pela cabeça dos pastores que vêem suas ovelhas sendo devoradas? Só palavras, palavras e etc.?

    Curtir

  7. Receio que mande congratulações a ISI pela paz quando todos os cristão estiverem sido assassinados e, por isso, não houver mais mortes.

    Curtir

  8. “«Sublinho o verbo parar. Não estou a dizer para fazerem guerra ou lançarem bombas. As condições para que o agressor pare têm de ser avaliadas. Um único país não pode julgar como o agressor deve ser travado», declarou.”

    Como fazer para parar?
    Vestindo uma roupa dos Ursinhos Carinhosos e dando um choque de amor?
    É impressionante toda esta pusilanimidade do nosso Mundo ao tratar o inimigo, e quando eu digo pusilanimidade estou utilizando um eufemismo para não dizer algo pior.
    E o pior é que nós cristãos não podemos nem tentar a conversão das pessoas através do diálogo que somos chamados de radicais.

    Curtir

    1. Pior que essa moleza é só quando interessa, caso contrário seriam assim em todas as situações. Sabemos que não é assim, basta olharmos para as atitudes que tomam quando tem seus interesses objetivos ameaçados. Sabem ser bem firmes.

      Curtir

  9. Com tantas ressalvas é provável que até que “todos se sintam seguros em uma decisão” não seja mais preciso, pois não sobrou ninguém na região a não ser o ISIS.
    Esse tipo de ponderação é tudo o que o banana da Casa Branca quer ouvir, já que está intervindo muito a contragosto. Esperar pela ONU? Pobres cristãos iraquianos. Pelo visto só haverá contra-ataques quando o ISIS começar a atacar a países que tenham capacidade de se defenderem sozinhos.

    Curtir

    1. Antes que alguém com dificuldades de entendimento se confunda, “banana da Casa Branca” = atual presidente dos EUA.

      Curtir

  10. Bento XVI era quem tinha razão:…o Islamismo, é uma “religião ” da violência. Não entendo como Dom Bergoglio não percebe isso..e,ainda elogia esse povo fanático,essa seita satânica! Que atitude contraditória para um…representante de CRISTO,na Terra!..Esquisitaço…!😜
    Concordo também: ele deveria promover,na Igreja, Campanhas dos Rosários Marianos,dos Jejuns,e outras Orações,em favor dos cristãos e dos outros povos perseguidos! Deveria,agora…telefonar,agora sim, para Obama,Merkel e Cia. solicitando-lhes ajuda concreta,diplomática,para forçar (econômicamente,inclusive, ) esses malucos a deixarem livres os perseguidos! Isso,sim,ele deveria fazer: b a r u l h o !! e não os silenciozinhos…!

    Curtir

  11. A melhor maneira de parar o ISIS é cortando sua misteriosa e ou pouco falada rede de financiamento.
    Se eu fosse o Papa falaria com a Interpol e com a Casa Branca para estudar meios de começar a desenrolar este emaranhado.
    Quem banca esta carnificina?

    Curtir

  12. O vaticano é um estado moderno,possui diplomacia e está sujeito as leis internacionais.Os estados Papais,os reis e monarquias,que os defendiam,fazem parte da história.Acordem.

    Curtir

  13. E,por falar em muçulmanos…na Europa já existem muitos; enquanto os incautos europeus controlam demasiado a sua natalidade,através de variados métodos anti-concepcionais,utilizando e legalizando o famigerado assassinato familiar ou…aborto,os muçulmanos tão bem aceitos no Velho Continente,instalados na linda Europa…filham,filham,isto é, multiplicam-se ,apresentando-se com ,no mínimo ,04,05 filhotinhos…! Daqui a alguns anos terão dominado os imprudentes europeus…e, imaginemos… o que acontecerá lá também?…
    Aquele Bispo de Mosul tem mesmo razão nas suas “profecias” malévolas sobre o Ocidente… Na Austrália e na Noruega,entretanto,esses fanáticos ouvem ouuuutra músiquinha…ainda bem!
    Rezemos para que nooso BRSSIL tenha cuidado com isso,e, não caia, na armadilha na qual já estão caífos os europeus.

    Curtir

Os comentários estão desativados.