Mensagem do Papa aos participantes da Peregrinação Internacional a Roma. O diálogo entre Padre Barthe e Cardeal Cañizares.

Mensagem da Secretaria de Estado em nome do Santo Padre

Fonte: Una Cum Papa Nostro | Tradução: Fratres in Unum.com – Por ocasião da peregrinação internacional organizada em Roma pelo 5º aniversário do Motu Proprio Summorum Pontificum, Sua Santidade o Papa Bento XVI dirige a sua cordial saudação a todos os participantes, assegurando-lhes a sua oração fervorosa.

Matéria do jornal Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana, sobre a peregrinação. Clique para ampliar.
Matéria do jornal Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana, sobre a peregrinação. Clique para ampliar.

Com este Motu Proprio, o Santo Padre quis responder aos anseios dos fiéis ligados às formas litúrgicas precedentes. De fato, como ele escreveu em sua carta aos bispos apresentando o Motu Proprio, é bom conservar as riquezas que cresceram na fé e na oração da Igreja e lhes dar o justo espaço, reconhecendo, no entanto, plenamente o valor e a santidade da forma ordinária do rito romano.

Neste Ano da Fé promulgado quando a Igreja celebra o 50 º aniversário do Concílio Vaticano II, o Santo Padre convida todos os fiéis a manifestar de modo particular a sua unidade na fé; assim serão artífices eficazes da nova evangelização.

Confiando todos os participantes da peregrinação a Roma à materna intercessão da Virgem Maria, o Santo Padre lhes concede, de coração, a Bênção Apostólica.

Tarcisio Cardeal Bertone, Secretário de Estado de Sua Santidade.

* * *

O Padre Claude Barthe, capelão da peregrinação, relata: ‹‹ Uma das perguntas, depois da cerimônia, da qual o Cardeal Canizares saiu “el mar del contento” [contentíssimo], especialmente por causa da atmosfera de oração e em razão da piedade dos assistentes (e das muitas crianças!), foi: “Havia membros da FSSPX?”. É necessário dizer que o Cardeal conhece pessoalmente Dom Fellay. Eu respondi que havia reconhecido muitos fiéis da FSSPX, o que muito o alegrou. Eu não reparei se havia padres da FSSPX, mas os clérigos eram numerosíssimos para que eu conhecesse todos. Concluímos que, da próxima vez, Dom Fellay certamente estaria presente. “Claro!” ››

3 comentários sobre “Mensagem do Papa aos participantes da Peregrinação Internacional a Roma. O diálogo entre Padre Barthe e Cardeal Cañizares.

  1. Tem como pregar a unidade na Fé e, ao mesmo tempo, propagar esse novo rito que, na prática, somente tem ajudado a incrementar a divisão?

    Curtir

  2. “Concluímos que, da próxima vez, Dom Fellay certamente estaria presente.
    “Claro!” ››
    Fico muito triste quando leio esse tipo de comentário, pois esses senhores falam como se já tivessem Dom Fellay e a FSSPX sob seu domínio… Porém infelizmente como a pedra no sapato dos modernistas (Dom Williamson) foi expulso, isso não demorará a acontecer!
    QUEM VIVER VERÁ OS ÚLTIMOS CAPÍTULOS DESSA NOVELA DE PÉSSIMO GOSTO! U.U

    Curtir

  3. Em Betim/MG, o aludido Motu Proprio é letra morta, Documento para inglês ver…

    http://auxiliodoscristaos.blogspot.com.br/2012/11/bispo-de-bh-toma-partido.html

    Curtir

Os comentários estão desativados.