Derrubadas as muralhas.

Publicada Bula que oficializa o Ano Santo da Misericórdia

Por Arquidiocese de São Paulo – O Papa Francisco presidiu, na tarde deste sábado, 11, na Basílica Vaticana, às Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, por ocasião da convocação oficial do Jubileu extraordinário da Misericórdia.

A cerimônia teve início no átrio da Basílica Vaticana, diante da ”Porta Santa”, com a entrega da Bula “Misericordiae Vultus” (“O rosto da Misericórdia”) aos quatro Cardeais-Arciprestes das Basílicas papais de Roma. O Regente da Casa Pontifícia, Mons. Leonardo Sapienza, leu, na presença do Papa Francisco, alguns trechos do Documento oficial de convocação do Ano Santo extraordinário da Misericórdia.

O longo documento divide-se, a grosso modo, em três partes. Na primeira, o Papa Francisco aprofunda o conceito de misericórdia e explica o porque da escolha da data de início em 8 de dezembro, Solenidade de Maria: “para não deixar a humanidade sozinha à mercê do mal” e por coincidir com o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II, que derrubou as muralhas, “que por muito tempo, mantiveram a Igreja fechada em uma cidadela privilegiada”. “Na prática – disse o Papa – todos somos chamados a viver de misericórdia, porque conosco, em primeiro lugar, foi usada a misericórdia”.

Na segunda parte, o Santo Padre oferece algumas sugestões práticas para celebrar o Jubileu, como realizar uma peregrinação, não julgar e não condenar, mas perdoar e doar, permanecendo afastado das fofocas e das palavras movidas por ciúmes e invejas, tornando-se “instrumentos de perdão”; abrir o coração às periferias existenciais, realizar com alegria obras de misericórdia corporal e espiritual e incrementar nas dioceses a iniciativa de oração e penitência “24 horas para o Senhor”, entre outros.

Por fim, na terceira parte, Francisco lança alguns apelos contra a criminalidade e a corrupção – dirigindo-se aos membros de grupos criminosos e aos corruptos; exorta ao diálogo inter-religioso e explica a relação entre justiça e misericórdia. A Bula se conclui com a invocação a Maria, testemunha da misericórdia de Deus.

* * *

Nota do Fratres – Selecionamos alguns trechos significativos do documento, cuja íntegra pode ser encontrada aqui:

“Escolhi a data de 8 de Dezembro, porque é cheia de significado na história recente da Igreja. Com efeito, abrirei a Porta Santa no cinquentenário da conclusão do Concílio Ecuménico Vaticano II. A Igreja sente a necessidade de manter vivo aquele acontecimento. Começava então, para ela, um percurso novo da sua história. Os Padres, reunidos no Concílio, tinham sentido forte, como um verdadeiro sopro do Espírito, a exigência de falar de Deus aos homens do seu tempo de modo mais compreensível. Derrubadas as muralhas que, por demasiado tempo, tinham encerrado a Igreja numa cidadela privilegiada, chegara o tempo de anunciar o Evangelho de maneira nova. Uma nova etapa na evangelização de sempre. Um novo compromisso para todos os cristãos de testemunharem, com mais entusiasmo e convicção, a sua fé. A Igreja sentia a responsabilidade de ser, no mundo, o sinal vivo do amor do Pai”.

“A arquitrave que suporta a vida da Igreja é a misericórdia. Toda a sua acção pastoral deveria estar envolvida pela ternura com que se dirige aos crentes; no anúncio e testemunho que oferece ao mundo, nada pode ser desprovido de misericórdia. A credibilidade da Igreja passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo. A Igreja « vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia ». Talvez, demasiado tempo, nos tenhamos esquecido de apontar e viver o caminho da misericórdia…”.

“Se uma pessoa não quer incorrer no juízo de Deus, não pode tornar-se juiz do seu irmão. É que os homens, no seu juízo, limitam-se a ler a superfície, enquanto o Pai vê o íntimo. Que grande mal fazem as palavras, quando são movidas por sentimentos de ciúme e inveja! Falar mal do irmão, na sua ausência, equivale a deixá-lo mal visto, a comprometer a sua reputação e deixá-lo à mercê das murmurações. Não julgar nem condenar significa, positivamente, saber individuar o que há de bom em cada pessoa e não permitir que venha a sofrer pelo nosso juízo parcial e a nossa pretensão de saber tudo“.

Todavia, a partir do item 19, o Papa Francisco estende um convite à mudança de vida a todos os que “estão longe da graça de Deus pela sua conduta de vida” e parece retirar de alguns o “benefício do não-juízo” citado acima, nomeando certas categorias de “infelizes” em particular. Ei-los: os que pertencem a algum “grupo criminoso” e as “pessoas fautoras ou cúmplices de corrupção. Esta praga putrefacta da sociedade é um pecado grave que brada aos céus, porque mina as próprias bases da vida pessoal e social…”. Curiosamente, só grupos cuja condenação é unanimemente ratificada pela mentalidade politicamente correta.

Neste ano tão decisivo para as famílias, nenhuma menção especial aos que minam, com muito mais propriedade, “as próprias bases da vida pessoal e social” seja pelo adultério, pelo divórcio ou pelo homossexualismo.

19 comentários sobre “Derrubadas as muralhas.

  1. Sinceramente, até o momento só vi Francisco fazer críticas ao que o espírito da Nova Ordem Mundial aceita. Na nossa época de destruição da família, de infiéis crucificando cristãos, de comunismo, apenas ressoam “não julgar”, “não condenar” e afins. Espero que Nossa Senhora de Fátima não o faça politicamente correto, mas politicamente católico.

    Curtir

  2. A Misericórdia é a última tábua de salvação da humanidade.
    Logo, logo, entraremos no Tempo da Justiça divina!

    Moral: vivemos um tempo privilegiado, tempo de conversão, de retorno a Deus. Vamos aproveitar esse período de graça que está se encerrando…

    Curtir

  3. E o pior é que esse jubileu parece não ter outra utilidade senão escancarar as portas santas para os pecadores empedernidos receberem comunhão sem confissão e arrependimento, para sodomitas praticantes se sentirem incluídos e para comunistas se sentirem na casa da mãe joana, porque pelo que Socci escreveu, até o purgatório foi abolido:

    APPELLO A TUTTI: CERCASI INDULGENZA E PURGATORIO NELLA BOLLA PAPALE… NE AVETE NOTIZIA?
    Allora: papa Bergoglio ha indetto il “Giubileo della misericordia”. Nella Chiesa il giubileo è sempre una cosa bella e grande.
    Da secoli a questa parte il contenuto specifico del Giubileo è la possibilità di lucrare l’indulgenza (che ovviamente presuppone l’esistenza del Purgatorio).
    Ebbene: questo è il link alla Bolla Misericordiae vultus. Voi riuscite a trovare se e dove si parla di cosa significa lucrare l’indulgenza e come si fa? Provateci. Io non l’ho trovato, perché il n. 22 che dovrebbe spiegarlo è totalmente oscuro e incomprensibile. Al punto che mi sono chiesto se nella Chiesa di Bergoglio il Purgatorio è stato abolito (EVIDENTEMENTE è UN PROBLEMA MIO, UN PROBLEMA DI VISTA: AIUTATEMI A TROVARE QUELLE PREZIOSE RIGHE):
    http://w2.vatican.va/…/papa-francesco_bolla_20150411_miseri…
    Questa è invece la Bolla di indizione dell’Anno Santo del 2000 da parte di Giovanni Paolo II. Vi invito a leggere come parla delle indulgenza ai punti 9 e 10 e nelle DISPOSIZIONI PER L’ACQUISTO DELL’INDULGENZA GIUBILARE, che nella bolla di Bergoglio sembrano totalmente assenti:
    http://www.vatican.va/…/hf_jp-ii_doc_30111998_bolla-jubilee…

    Traduzindo: APELO A TODOS: PROCURA-SE INDULGENCIA E PURGATORIO NA BULA PAPAL. ALGUEM TEM NOTICIA?
    Então: Papa Bergoglio convocou o “Jubileu de misericórdia.” Na Igreja, o Jubileu é sempre algo bonito e grande.
    Durante séculos no que toca a esta parte do conteúdo específico do Jubileu, está a capacidade de se ganhar a indulgência (que, obviamente, pressupõe a existência do Purgatório).
    No entanto, este é o link para a bula vultus Misericordiae. Você consegue encontrar, se e onde se fala sobre o que significa ganhar a indulgência e como? Experimente. Eu não encontrei, pois o n. 22, que deveria explicar é totalmente obscuro e incompreensível. A tal ponto que eu me perguntava se na Igreja de Bergoglio o Purgatório tb foi abolido (obviamente é um problema meu, UM PROBLEMA DE VISTA: Me ajudem a achar essas linhas preciosas):
    http://w2.vatican.va/content/francesco/it/apost_letters/documents/papa-francesco_bolla_20150411_misericordiae-vultus.html
    Essa ao invés é a Bula de convocação do Ano Santo de 2000 por João Paulo II. Convido- os a ler como ela fala de indulgência nos parágrafos 9 e 10 e nas disposições para a obtenção das indulgências do Jubileu, algo que na bula de Bergoglio parecem totalmente ausentes;
    http://www.vatican.va/jubilee_2000/docs/documents/hf_jp-ii_doc_30111998_bolla-jubilee_it.html

    Curtir

    1. Ao invés de acusar o Santo Padre e todos de maneira tão agressiva, julgando-se no direito de atribuir aos outros os pecados mais terríveis e com as palavras mais ofensivas, penso que seria melhor se cada um procurasse beneficiar-se ao máximo das graças deste Ano Santo da Misericórdia, fazendo um bom e sincero exame de consciência, confessando-se e procurando lucrar as indulgências que serão concedidas. A não ser que alguém se julgue justificado diante de Deus, enquanto acusa os outros, ou pense que apenas os outros é que devem arrepender-se de seus pecados. Recordemos que há pecados gravíssimos não apenas contra o sexto mandamento, pois o orgulho, a vaidade e a soberba espiritual também nos afastam de Deus, como nossos primeiros pais. Prefiro permanecer no temor de Deus, lembrando-me de que apenas Ele conhece verdadeiramente a consciência e o coração de cada um, mesmo a consciência dos que são julgados como “pecadores empedernidos”, pois “cada um deverá comparecer diante do tribunal de Deus, para prestar contas de seus próprios atos”.

      Curtir

    2. Seu post, LUIS, consegue ser falacioso apenas: vc repete boa doutrina em lugar errado para desfocar a questão. Pois quem conseguiria ser tão estúpido a ponto de dizer (profetizar?) que alguém está *de facto* empedernido no pecado? No entanto, é preciso dizer, sem medo de ser fariseu e lobo mau, que alguém que vive em situação pública de pecado habitual NÃO está de nenhum modo bem disposto se pretende salvar-se. Apostar, LUÍS, indevidamente na misericórdia de Deus significa desprezá-LO, pois é impossível desdenhar-se um dom divino sem que Deus mesmo seja desdenhado. A misericórdia é dom de Deus, não é cosmético.

      Estamos, sim, os católicos, a lamentar o rombo doutrinal de uma Bula de Ano Santo que põe debaixo do tapete a doutrina das indulgências. Pelo jeito que Bergoglio ama as estúpidas seitas protestantes, as quais bajula sofregamente (tomando até a estrada para promiscuir-se com elas), é de se pensar que ele não queira “escandalizar” os infelizes e desditosos hereges protestantes com as nossas “doutrinas medievais”. Orgulho, vaidade e outras alfinetadas de comadre, LUÍS, é rasgar as vestes, cuspir e sambar em cima do Magistério da Igreja. Fique com o seu “Fé Explicada” e outros manualecos anódinos publicados pela Quadrante. Sextante?

      Curtir

  4. Benígne fac, Dómine, in bona voluntáte tua Sion: ut aedificéntur muri Jerúsalem (Ps 50:19).
    Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém.

    Curtir

  5. Foi enfático ao falar no final, sobre o homossexualismo como forma de destruição à família… Não entendo, ora recebe um travesti no vaticano e depois fala com tanta veemência. Muito confuso tudo isso….

    Curtir

    1. Jesus não recebia todos os tipos de pecadores, abraçava e acolhia, porém ao mesmo tempo não condenava o seus pecados?
      Isso está mais do que correto, amar o pecador e odiar e denunciar o pecado que o destrói, afinal como a criatura vai alcançar a conversão e desejar caminhar nos caminhos do Senhor se não se sentir amado e acolhido por Ele?

      Claro, espero de todo o coração que tal travesti que foi recebido pelo Papa tenha sido alertado quanto ao seu pecado mortal e que deveria mudar de vida…

      Curtir

  6. E o número 18 do documento: pecados reservados à Sé Apostólica. O blog Rorate Caeli levantou objeções contra essa parte do documento, que ainda deve dar muito o que falar.

    Curtir

  7. Derrubadas as muralhas da cidade de Deus, eis que todos os seus inimigos invadiram-na.

    São Tiago Mata Moros, socorrei-nos.

    Santa Mãe de Deus, ajudai-nos.

    Curtir

  8. Hum….?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????………?!!!!!!!!!!!…..?

    Gostei das Tarefas de MISERICORDIA!!!

    Como catolica,já faço algumas….pois nasci numa familia muito cristã, de catolicos praticantes ,e que me deram excelentes exemplos concretos ,de Caridade e também de Piedade e Temor a DEUS!!! Graças a DEUS!
    Até a geração mais jovem…bem jovem ,de minha família ,tem o hábito ,da Misericordia,da Caridade! Temos excelentes exemplos, entre os jovens de minha familia!!! Graças a DEUS, temos essas Bençãos, entre nós!!! Aleluia!!!
    Mas….esse JUBILEU DA MISERICORDIA…me parece “preparatorio”….para levar os Cardeais, os votantes do SINODO DA FAMILIA em OUTUBRO /2015,…a votarem ,no que BERGOGLIO quer: Comunhão para todos –“gays”, “transex”,faunas e floras diferenciadas,….adulteros, e….”liberar” a geral, sob a desculpa da….”Misericordia”,…confunfida por D.BERGOGLIO ,com….PERMISSIVIDADE!!!!!

    O Maligno realmente é muito inteligente….só que para o Mal !! Continua utilizando a mesma “técnica”,que usou no JARDIM DO ÉDEN, para enganar e derrubar…ADAO e EVA!!
    E usou essa “tecnica” também com ,JUDAS ISCARIOTES , e com LUTERO….tambem!!
    Touché!!!!
    Só JESUS pode realmente nos salvar!!!Amém.
    MARANATHA…..urgente!!!

    Curtir

  9. Diz Santo Agostinho que o demônio seduz os homens por duas maneiras: “Com desespero e com esperança”. Depois que o pecador cometeu o delito, arrasta-o ao desespero pelo temor da justiça divina; mas, antes de pecar, excita-o a cair em tentação pela esperança na divina misericórdia. É por isso que o Santo nos adverte, dizendo: “Depois do pecado tenha esperança na divina misericórdia; antes do pecado tema a justiça divina”. E assim é, com efeito. Porque não merece a misericórdia de Deus aquele que se serve da mesma para ofendê-lo. A misericórdia é para quem teme a Deus e não para o que dela se serve com o propósito de não temê-lo.
    Aquele que ofende a justiça — diz o Abulense — pode recorrer à misericórdia; mas a quem pode recorrer o que ofende a própria misericórdia? Será difícil encontrar um pecador a tal ponto desesperado que queira expressamente condenar-se. Os pecadores querem pecar, mas sem perder a esperança da salvação. Pecam e dizem: Deus é a própria bondade; mesmo que agora peque, mais tarde confessar-me-ei. Assim pensam os pecadores, diz Santo Agostinho. Mas, meu Deus, assim pensaram muitos que já estão condenados.
    “Não digas — exclama o Senhor — a misericórdia de Deus é grande: meus inumeráveis pecados me serão perdoados com um ato de contrição” (Ecl 5,6). Não faleis assim — nos diz o Senhor — e por quê? “Porque sua ira está tão pronta como sua misericórdia; e sua cólera fita os pecadores” (Ecl 5,7). A misericórdia de Deus é infinita; mas os atos dela, ou seja, os de comiseração, são finitos. Deus é clemente, mas também é justo. “Sou justo e misericordioso — disse o Senhor a Santa Brígida, — e os pecadores só pensam na misericórdia”.
    Os pecadores — escreve São Basílio — só querem considerar a metade. “O Senhor é bom; mas também é justo. Não queiramos considerar unicamente uma das faces de Deus”. Tolerar quem se serve da bondade de Deus para mais o ofender — dizia o Padre Ávila — fora antes injustiça que misericórdia.
    A clemência foi prometida a quem teme a Deus e não a quem abusa dela. Et misericordia ejus timentibus eum, como exclama em seu Cântico a Virgem Santíssima. A justiça ameaça os obstinados, porque, como diz Santo Agostinho, a veracidade de Deus resplandece mesmo em suas ameaças.
    Acautelai-vos — diz São João Crisóstomo — quando o demônio (não Deus) vos promete a misericórdia divina com o fim de que pequeis.
    Ai daquele — acrescenta Santo Agostinho — que para pecar confia na esperança!… A quantos essa vã ilusão tem enganado e levado à perdição.
    Por outra parte, afirma São Paulo que de “Deus não se pode zombar” (Gl 6,7). E seria zombar de Deus o querer ofendê-lo sempre que quiséssemos e desejar, a seguir, o paraíso. Quem semeia pecados, não pode esperar outra coisa que o eterno castigo no inferno (Gl 6,8). O laço com que o demônio arrasta quase todos os cristãos que se condenam é, sem dúvida, esse engano com que os seduz, dizendo-lhes: “Pecai livremente, porque, apesar de todos os pecados, haveis de salvar-vos”.
    Misericórdia desvinculada da Justiça de Deus não nos levaria a um certo axioma protestante, pecca forte et crede fortius?

    Curtir

  10. “Porque quando os teus juízos se exercem na terra,os habitantes do universo aprendem a justiça.Se o perverso experimenta misericórdia,não aprende a justiça;no país da retidão ele age perversamente e não vê a grandeza do SENHOR”.Isaías 26,9-10.

    Curtir

  11. Os merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo são infinitos; e onde abundou o pecado, superabundou a graça. Assim a Santa Madre Igreja é depositária e dispensadora deste tesouro de misericórdia. Em certas solenidades a Santa Igreja abre este tesouro aos seus filhos, concedendo, sob certas condições, a indulgência plenária. Isto é a misericórdia divina. Assim sendo, parece-me que jubileu da misericórdia seria um pleonasmo. Mas quem sou eu para corrigir o Papa e máxime, quem sou eu para julgá-lo. Mas quando o Papa Francisco diz: “Derrubadas as muralhas que, por demasiado tempo, tinham encerrado a Igreja numa cidadela privilegiada”. No meu fraco entender o Papa Francisco com estas palavras falta não só com a misericórdia mas até mesmo com a justiça em relação aos seus antecessores. Que “muralhas são estas”? Seriam os dogmas, a Missa com indulto perpétuo de São Pio V, os “tabus” do VI mandamento. a indissolubilidade do Sacramento do Matrimônio; a Santa Comunhão só para os que estiveram vivos espiritualmente, isto é, na graça de Deus? Santo Padre! todo católico tem obrigação de saber tudo o que Nosso Senhor Jesus ensinou. E não só saber, mas também praticar. A Pastoral nunca jamais pode estar dissociada da Doutrina. A verdade é uma muralha indestrutível.

    Curtir

  12. E tem mais!!! ……Se alguem ouvir falar ou ler…que não existe a JUSTIÇA DIVINA….e que DEUS é só MISERICORDIA…….corra longe!!
    Estás defronte de um…..LOBO!!!

    A JUSTIÇA DIVINA existe,sim…e está muiito atuante! O Inferno existe..sim,e para lá vão os que maldosamente…ensinam errado, sobre os Assuntos Divinos,para perder as almas! Para lá se dirigem também todos os que loucamente,blasfemam contra o DIVINO ESPIRITO SANTO..!!! CUIDADO…pois!!
    JESUS CRISTO disse que quem pecasse contra o DIVINO ESPIRITO SANTO….não teria o Seu PERDÃO…..nem que passassem mil anos!!
    CUIDADO pois…ovelhas e carneiros do REBANHO DE JESUS!!!
    CUIDADO!!!

    Curtir

  13. Parabéns ao Pe Elcio Murucci, como sempre em comentários bastante edificantes e ponderados!
    No Sínodo, quem sabe, essas “muralhas” – uma nova e outra igreja adaptada aos tempos atuais?

    Curtir

Os comentários estão desativados.