Papa Francisco pede aos padres que atualizem a “moda litúrgica”

FratresInUnum.com, 9 de junho de 2022 – ACIPrensa – O Papa Francisco pediu neste 9 de junho para que os padres atualizem “a arte litúrgica, a ‘moda’ litúrgica” para aplicarem a reforma do Concílio Vaticano II.

Ao receber bispos e sacerdotes da ilha italiana da Sicília no Vaticano , o Santo Padre destacou a relevância da encíclica Evangelii nuntiandi de São Paulo VI, que no número 48 abordou a importância de libertar a piedade popular de todos os “gestos supersticiosos”.

Além disso, o Papa Francisco reconheceu que está preocupado, bastante preocupado, com a aplicação da reforma do Concílio Vaticano II.

“Não gostaria de terminar sem mencionar algo que me preocupa, me preocupa muito. Eu me pergunto: a reforma que o Conselho iniciou, como está indo entre vocês? A piedade popular é uma grande riqueza e devemos guardá-la, acompanhá-la para que não se perca. Educá-la também. Sobre isso, leiam o número 48 da Evangelii nuntiandi , que é plenamente válido, o que São Paulo VI nos disse sobre a piedade popular: libertá-la de todos os gestos supersticiosos para que tome a substância que ela carrega em si”, disse o Papa.

Nessa linha, o Santo Padre questionou como se celebram as liturgias, porque ele não vai à Missa na Sicília, mas, “vi fotografias” e acrescentou “falo claramente: queridos, ainda as rendas, as medalhas…, mas, onde estamos? Sessenta anos depois do Concílio! Um pouco de atualização também na arte litúrgica, na ‘moda’ litúrgica!”, disse o Papa.

Nesse sentido, o Pontífice acrescentou que “sim, às vezes podem levar um pouco de renda da vovó, tudo bem. Mas só de vez em quando! É para homenagear a vovó, né? Entenderam? Verdade? É bom homenagear a vovó, mas é melhor celebrar a mãe, a santa mãe Igreja, e como a mãe Igreja quer ser celebrada. E que essa insularidade não impeça a verdadeira reforma litúrgica que o Concílio propôs. E não fiquem parados.”

Da mesma forma, o Papa sugeriu que os padres prestem atenção ao pregar as homilias porque “as pessoas querem substância. Um pensamento, um sentimento e uma imagem, e eles carregam ao longo da semana.”

“Não sei como pregam os padres sicilianos, se pregam como está sugerido na Evangelii gaudium ou se pregam de tal maneira que as pessoas saem para fumar um cigarro e depois voltam… Esses sermões em que falam tudo e nada. Tenham em mente que depois de oito minutos a atenção diminui e as pessoas querem substância. Um pensamento, um sentimento e uma imagem, e eles o carregam ao longo da semana”, concluiu o Papa.

O Papa com bispos e padres da Sicília.  Foto: Vatican MediaO Papa com bispos e padres da Sicília. Foto: Vatican Media

22 comentários sobre “Papa Francisco pede aos padres que atualizem a “moda litúrgica”

  1. Que vulgaridade.
    Só a promessa de Nosso Senhor salva a nossa fé diante de uma enormidade dessas.

    Curtir

  2. Este senhor não está mais em seu juízo perfeito (se é que um dia esteve…)
    Como pode uma pessoa que tem a missão de guardar a fé, mais do que qualquer outro católico, despreza-la tanto a ponto de escarnece-la… “renda da vovó”.

    Esta na hora da renúncia senhor Bergolio… aliás, ja passou faz tempo

    Curtir

    1. Se ele renunciar, quem garante que as coisas mudem? Ele já criou outros cardeais alinhados com seu pensamento. Rezemos, só Deus para por um fim a esta tragédia!

      Curtir

  3. Que triste ouvir essas palavras, um santo e amoroso zelo pela que se tem melhor nos paramentos romanos sejam coisas da “vovó”. Que fase!!!

    Curtir

  4. O bergoglio fala sobre a Igreja e os gestos supersticiosos: “libertá-la de todos os gestos supersticiosos para que tome a substância que ela carrega em si”…
    Certamente se referia aos religiosos que ficam botando pachamama e preto-velho dentro da Igreja!
    Acho que as vestes precisam ser lindas, sim. Botar a “roupa de ver Deus”, manter a tradição de dar o melhor para os rituais da nossa Santa Igreja!

    Curtir

  5. By the way…

    Cân. VII – Se alguém disser que as cerimônias, vestimentas, e sinais externos que usa a Igreja Católica na celebração das Missas, são muito mais incentivos de impiedade que obséquios piedosos, SEJA EXCOMUNGADO.
    (sessão XXII, Cap. IX. Concílio de Trento)

    Curtir

    1. Por mais essa eu não esperava.
      Este papado é um vespeiro mesmo, prefiro nem mexer para que não abale minha fé.

      Curtir

  6. Quem pode informar o Valor em Euro das “simples” casulas do Papa dos Pobres?! (Vai assustar a muitos)

    Curtir

  7. Resumidamente, o argentino passa a exigir expressamente que os 2.000 anos de magistério da Santa Igreja sejam jogados no lixo, para que o aggiornamento do CVII passe a formatar a nova igreja que pretende substituir a Verdadeira.
    A facção presidida por Bergoglio pretende elevar o marxismo ao patamar de sagrado enquanto joga o sagrado para o patamar da heresia. Não há mais narrativa capaz de esconder esse fato. Creio que nenhum dos leitores aqui presentes jamais julgou possível alguém chegar ao cúmulo de proibir a missa verdadeira. Apenas isto é mais que suficiente para legitimar a resistência a esse usurpador herege.
    É bem verdade que a Igreja não depende dos homens, já que sua natureza é divina, que o próprio Cristo é a cabeça da Igreja, e que está escrito que as portas do inferno não prevalecerão.
    Mas é dever dos católicos agir agora, com todo o vigor, enfrentando essa facção nefasta, em nome de Deus Pai, para restaurar a ordem e a sanidade da Santa Igreja, evitando que muitas almas sejam desviadas para o inferno, porque é apenas isto que está em jogo. O inferno nunca prevalecerá, sabemos disso, mas a quantidade de almas a serem salvas ou perdidas é só o importa .

    Curtir

  8. Sério, esse papado é um desastre completo! Infelizmente muitos católicos não se dão conta disso. Sabemos que ao longo da historia da Igreja, tivemos papas santos e papas que envergonharam o trono de Pedro. Esse papa atual, entrou nessa lista de papas horríveis! É só observar a fala nada ortodoxa dele ao falar da sobrepeliz e paramentos…ele fala com descaso e se diz preocupado, chega ser desonesto o modo como ele se dirigiu ao padres e bispos. Prova disso é a tal da Traditionis custodes, caça as “bruxas” declarada em forma de documento. É um fingido que joga com as palavras, o fim disso tudo está nas mãos de Deus!

    Curtir

  9. “libertá-la de todos os gestos supersticiosos” envolveria também a prática de colocar papelzinho embaixo da imagem de São José dormindo?

    Curtir

  10. Que coisa feia falar dessa maneira, ainda mais para um Papa. É um típico falastrão, diz com deboche, irreverência e ironia. Sinto vergonha e pena de uma pessoa assim.

    Curtir

  11. Nenhum católico sério e desperto leva a sério a conversa mole desse vovô argentino, mas o problema é que a imensa maioria da Igreja Docente e Discente, enganada há 60 anos pelo falso concílio, sim, leva a sério a prosa do argentino e interpreta como entendeu.

    Bergoglio vive da contradição, e aqui temos só mais uma: pedir que a religiosidade popular seja levada aos altares, mas os altares na Sicília não podem ter muitas medalhas e rendas. Um cara nascido e criado em Buenos Aires não é obrigado a conhecer todas as culturas do mundo, mas ele deveria se perguntar se as medalhas e rendas não fazem parte da cultura siciliana…

    Polemizei bastante sobre liturgia no extinto Orkut. Lembro que fiz encrenca com um pessoal da Pastoral da Dança Litúrgica (sic), na época do zelosíssimo Bento XVI. A galera argumentava que cerimônias com latim, gregoriano iam bem lá por Roma, mas que o Brasil é um país “dançante”, alegre, tropical e a liturgia precisa refletir a cultura local. Redarguia eu que todos os povos possuem danças típicas, que na Itália as missas tinham que ser ao som da tarantella, e perguntava por quê “nossos irmãos ortodoxos” não faziam liturgias com dança do zorba na Grécia e com danças cossacas na Rússia. O debate sempre terminava com o meu banimento da comunidade.

    Curtir

    1. No finado Orkut, através de uma comunidade “Queremos a missa do missal” que comecei a ver as primeiras questões de Tradição Católica na vida.

      Curtir

  12. Não é só Bergoglio, é toda linhagem apóstata do Pós-CVII. Em pouco mais de meio século conseguiram (a conta-gotas) inculturar essa “fé” e “converter” 99% dos católicos à apostasia daquilo que, outrora, foi uma sólida Fé.
    Quase nenhum “católico” quer parar pra ouvir e se dispor a ponderar e investigar, por mais dados concretos que se lhes ofereça. Nosso Deus e Senhor Jesus, vai descer Sua mão com peso sobre a Terra. Será um cataclisma… mas é o único modo de despertar esse povo indolente (do qual eu faço parte, infelizmente).

    Curtir

  13. O Papa Francisco perdeu mesmo a vergonha e realmente está querendo arrebentar tudo que seja tradicional na Santa Igreja Católica…. me pergunto: um católico de verdade faria algo assim? Resposta óbvia: NÃO.

    Curtir

  14. Penso que a manifestação estética do sentimento da religiosidade popular reflete a natureza humana anterior ao minimalismo frio e descarnado do racionalismo cartesiano, que nos trouxe à deformada arte moderna e à visão estreita – ao nível da psicopatia – do transumanismo. O papa quer treinar a sensibilidade de todos para responder a comandos robóticos, como, por exemplo, acreditar que a imunidade vacinal é superior à natural, porque foi criada pelo pensamento “científico” humano.

    Curtir

  15. O clero constituído na geração sessentista envelheceu, atingiu a decrepitude (que é algo distinto da senectude, por não se fazer acompanhar – a primeira – de maturidade ou sabedoria) e continua a lutar furiosamente contra a realidade de ser ela, hoje, a “vovó” contra a qual se rebelava na adolescência.

    O pêndulo moveu-se e eles ficaram sós na vanguarda do atraso. Como é triste.

    Curtir

Os comentários estão desativados.